chat Online

A+

A-

Voltar

Webinar reuniu docentes internacionais

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   21 de Junho de 2021 às 11:0

Um webinar internacional reunindo especialistas de renome dos mercados de educação e formação africano, europeu e brasileiro, discutiu, na tarde da última quinta-feira, o tema “Desafios na formação de quadros no setor segurador”. O diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, foi um dos convidados do evento, promovido pela Academia de Seguros e Fundo de Pensões (ASFP), instituição de ensino profissional de direito angolana.

Moderador da reunião, o fundador da ASFP, Gabriel Cangueza, fez a abertura do encontro ressaltando a importância dos centros de formação de profissionais de seguros em todo o mundo, uma vez que toda a aplicabilidade profissional no mercado é fruto desta educação.

“Escolas, universidades e centros de formação profissional são um elo entre mercados e academia. Tudo que aplicamos é fruto de uma formação. A falta de professores, de conhecimento e de interesse dos estudantes do ensino médio nos é muito percebida. Tudo relativo ao que é matéria de seguros não é bem passada. Portanto, este encontro tem como objetivo adquirir destes profissionais conhecimento e estratégias que vêm sendo aplicados com a experiência nesses países”, salientou Cangueza.

Sensibilização dos jovens para oportunidade em seguros

webinar, transmitido de Angola, reuniu, além do diretor Mario Pinto, o professor universitário e pós-graduado em Finanças e Mercados Financeiro, Adão Sebastião; o Internacional Treiner Consultant, Ricardo Maciel; e o jurista e professor de Banca e Seguros, António Menezes.

Mario endossou as falas de Gabriel, especialmente no que tange à sensibilização dos jovens brasileiros, assim como os angolanos, a ter um olhar de oportunidade profissional do mercado de seguros. “As dificuldades para o formador de quadros profissionais aqui no Brasil são as mesmas. O aluno do ensino médio raramente põe no radar que o setor de seguros é um mercado importante. Ele vislumbra o mercado financeiro, mas pouco enxerga o segurador. Nosso desafio é justamente sensibilizar o jovem que o nosso mercado, de fato, vai lhe garantir empregabilidade. E que este cérebro merece entender sobre esse negócio. Precisamos convencê-los de que é um bom negócio”, pontuou.

Formação e qualificação que preze pelo overview

Antecipação de um futuro que os consultores previam, tecnologia embarcada na educação, tendência forte de digitalização, junto com a inteligência artificial, open insurancesandbox, telemedicina, apólice múltiplas e o novo papel do corretor foram temas amplamente discutidos pelos convidados. Todos os assuntos sempre pontuados com a importância de se ter uma visão de formação educacional e profissional que preze pela adaptação, alto nível técnico e qualificação no overview.

Os debatedores comentaram que os acontecimentos do mercado internacional de seguros não os surpreenderam, uma vez que foram antecipados pela pandemia da Covid-19, pois já eram previstos para acontecer em 2025. Segundo eles, o apoio técnico e o teletrabalho foram adiantados em 5 anos. Isso exige que os profissionais de agora e os do futuro tenham um alto nível técnico e comercial, busquem parcerias estratégicas de forma mais rápida e tenham conhecimento do produto não apenas no aspecto financeiro, mas como um todo de funções. A qualificação técnica será importante, mas a de suporte ao cliente e às aplicações também, e ainda mais.

“A chegada da pandemia fez com que as resistências dos docentes virassem pó. Ambos, discentes e docentes tiveram de se adaptar. Temos agora de preparar o profisisonal para quando ele sair da faculdade, quando tiver inserção profissional. Enxergar quatro, cinco anos à frente. Enxergar como será este papel é um grande desafio. O estudante ou profissional avesso às tecnologias dificilmente prosseguirá nos seus negócios e atenderá seu mercado adequadamente”, concluiu Mario.

Outras Notícias

15/21/2021 - 11:21

Riscos Cibernéticos: live tirou dúvidas e explicou detalhes da modalidade

ler mais

14/30/2021 - 10:30

Programas explicam contratos de seguros e como potencializar vendas

ler mais

13/25/2021 - 02:25

Data Science e Inteligência Artificial são temas de pós-graduação

ler mais

11/25/2021 - 03:25

Dicas e fatores de sucesso para empreendedores foram abordados no Circuito de Insurtech

ler mais