chat Online

A+

A-

Voltar

Tudo que você precisa saber sobre Gestão de Riscos Logísticos

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   11 de Abril de 2022 às 12:41

O segmento de Infraestrutura Logística e de Transportes possui papel estratégico no desenvolvimento econômico do País e figura entre as áreas mais importantes para o abastecimento interno. Porém, como em qualquer atividade, problemas e gargalos podem surgir e colocar as operações em risco, causando acidentes e prejudicando os resultados financeiros.

Os riscos logísticos, que variam de baixa a alta probabilidade, podem ter impactos graves e se diferenciam de acordo com a natureza das operações. Por isso, empresas e agentes envolvidos nestes processos devem adotar o gerenciamento desses riscos a fim de mitigar ao máximo a ocorrência desses impactos.

Uma correta gestão de riscos é capaz de identificar, avaliar, monitorar e minimizar os potenciais problemas que podem surgir nas operações, que podem ser desde o armazenamento até o furto de cargas.

Confira alguns riscos logísticos que podem ser evitados com a gestão de prevenção:

- Transporte inadequado de cargas;
- Armazenamento incorreto;
- Atraso nas entregas;
- Extravio e avarias das mercadorias;
- Roubo de cargas;
- Fraudes financeiras;
- Multas e penalidades;
- Problemas com sobrecargas;
- Desperdícios;
- Má gestão de estoque.

Gestores preparados para mitigar riscos

Seja para preservar vidas humanas, garantir a segurança dos colaboradores, manter uma boa imagem ou proteger os resultados financeiros, a mitigação dos riscos é fundamental para a estabilidade e o funcionamento das empresas do segmento.

A gestão de riscos adequada necessita de um profissional apto e capacitado, pronto para exercer o planejamento, a organização e o controle dos fatores de minimização dos efeitos que podem apresentar perigo operacional ou patrimonial.

Com a proposta de formar estes profissionais, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) lançou a graduação em Gestão de Riscos Logísticos, inédita e inovadora no Brasil. O curso ajuda a compreender as diversas etapas que compõem um processo técnico de operação logística e riscos associados, capacitando os alunos para planejar, coordenar, executar e avaliar atividades focadas na gestão e no tratamento dos riscos logísticos.

O programa apresenta as ferramentas necessárias para o pleno desenvolvimento da função, como IoT, modelos de gestão de transportes e armazenagem, planejamento estratégico e gerenciamento e administração de riscos.

Se interessou por esse mercado? Conheça a nova graduação e seja um profissional do setor de logística!

Outras Notícias

19/55/2022 - 12:55

Diversidade: cinco pilares que podem transformar vidas e empresas

ler mais

18/58/2022 - 02:58

Nômades Digitais: conheça quem faz do mundo o seu escritório!

ler mais

17/50/2022 - 01:50

“Foi uma experiência que expandiu meus conhecimentos sobre seguros”

ler mais

16/35/2022 - 01:35

“Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil” terá transmissão ao vivo

ler mais