chat Online

A+

A-

Voltar

Semana de Carreiras abordou oportunidades em Marketing, Finanças, RH e Processos Gerenciais

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   14 de Dezembro de 2022 às 16:13

Na última semana, foi realizada mais uma edição da Semana de Carreiras da ENS, evento que apresenta oportunidades e dicas profissionais. O primeiro dos dois encontros aconteceu na quarta-feira, 7 de dezembro, e enfocou as áreas de MarketingRecursos HumanosProcessos Gerenciais e Gestão Financeira

Mediado pelo gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da Escola, Ronny Martins, o evento reuniu os professores Ivan Souza (Marketing), Leonor Chaves (RH), Ricardo Ferreira (Processos Gerenciais) e Antônio Carlos Magalhães (Finanças), que falaram sobre as atividades de cada área e as respectivas graduações da ENS em que lecionam. 

Os docentes também esclareceram dúvidas dos participantes que acompanharam a live, transmitida pelos canais da Escola no YouTube e LinkedIn

Confira os principais tópicos debatidos:

- Profissionais criativos e antenados

Abrindo as apresentações, o professor Ivan Souza afirmou que a área de Marketing está evoluindo no mundo todo e se faz presente em todos os mercados. O professor apontou competências que o profissional deve possuir. “Ser criativo e antenado ao mercado são as principais. O setor mais importante hoje no Brasil é o de Serviços, e ele demanda os profissionais de Marketing ao máximo. A tendência para 2023 é crescer ainda mais. Neste ano, tivemos um dos maiores eventos de Marketing do mundo, a Copa do Mundo, ela é business puro”. 

Souza elencou áreas de atuação e atividades exercidas na profissão. “O profissional de Marketing é o responsável por todo o planejamento organizacional das empresas. Ele pode trabalhar em agências de publicidade, com mídias sociais, com gestão de relacionamento com cliente, CRM, Data Basic… são várias as oportunidades”.

- Setor para quem gosta de gente

Na sequência, a professora Leonor Chaves forneceu detalhes da área de Recursos Humanos. Na opinião dela, é um segmento atrativo e em franca expansão. “Nós, do RH, trabalhamos com o desenvolvimento de pessoas, a produtividade e a sustentabilidade da organização, sempre de forma estratégica, visando o futuro da empresa. Não existe uma organização sem o departamento de Recursos Humanos”.

A docente alertou que o primeiro passo para ser um profissional de RH é gostar de lidar com pessoas. “Tem que gostar de trabalhar com gente”, ressaltou. Por isso, é necessário desenvolver habilidades interpessoais ligadas ao relacionamento com os funcionários da empresa. “As soft skills estão ligadas a questões comportamentais, entre elas a comunicação, empatia, flexibilidade e ética. Já as hard skills estão ligadas à parte técnica da profissão, que vai ser absorvida com o conhecimento dado pelo curso em Gestão de Recursos Humanos”, pontou.

- Produtividade, resultado e inovação

Produtividade, resultado e inovação são características esperadas nos profissionais de Processos Gerenciais. Para reforçar as oportunidades nessa área, o professor Ricardo Ferreira afirmou que o Brasil possui aproximadamente cinco milhões de empresas, mas conta apenas com dois milhões de pessoas capacitadas a assumir o cargo de gestão, segundo dados do Conselho Regional de Administração. “Devido a essa falta de mão de obra, o cargo de gestão é cada vez mais demandado. As empresas tentam buscar novos profissionais no mercado ou optam por raptar gestores das concorrentes, ofertando salários maiores e benefícios mais atrativos”.

Ferreira ressaltou que a remuneração varia de acordo com o porte da empresa, na faixa entre R$ 8 mil e R$ 20 mil.

Finanças em todo o lugar

Fechando o encontro, o docente Antônio Carlos Magalhães disse que o setor de Finanças está presente em todos os lugares e, por isso, dificilmente enfrenta crises. “O profissional pode ingressar em empresas de grande porte ou multinacionais. Ele pode atuar também como um agente autônomo de investimento, que hoje está em alta. Temos a XP Investimentos e o BTG que são os dois gigantes desse ramo, com escritórios de assessoria de investimento em todo o País”. 

Magalhães também sinalizou a faixa salarial dos profissionais recém-formados. “Quem tiver pelo menos um ano de atuação e, mesmo com pouca experiência, pode ganhar em torno de cinco a seis salários-mínimos”, concluiu. 

Para para conferir a lista completa com todas as graduações da ENS, clique aqui. Assista o primeiro dia da Semana de Carreiras com o vídeo abaixo e acompanhe o próximo encontro aqui no Portal Acontece.

Outras Notícias

26/31/2023 - 09:31

ENS anuncia três novos executivos

ler mais

25/29/2023 - 06:29

Time de natação Flamengo/ENS ganha quatro reforços

ler mais

24/18/2023 - 03:18

Pela quarta vez, ENS é reconhecida como instituição Socialmente Responsável

ler mais

19/05/2023 - 05:05

Curso de formação de Corretores está com desconto até fevereiro

ler mais