chat Online

A+

A-

Voltar

Quer se tornar corretor de seguros? Confira o passo a passo para ingressar na profissão

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   12 de Abril de 2022 às 13:6

A indústria de seguros é uma das que mais cresce no Brasil, resistindo às flutuações econômicas e gerando empregos e oportunidades. Uma das principais atividades do setor é a da intermediação de seguros, profissão rentável e flexível, ideal para empreendedores e para quem deseja trabalhar de maneira autônoma. 
 
O que faz o corretor? 
 
O corretor de seguros é o principal canal de distribuição do mercado de seguros. Ele atua como um elo entre consumidores e seguradoras, oferecendo os mais diversos tipos de seguros. Com atuação muito além da venda propriamente dita, o corretor moderno tem um perfil de consultor especializado, que sempre irá avaliar e indicar os seguros mais adequados para proteger as vidas, patrimônios e negócios dos clientes. 

Por que ingressar nessa carreira? 

Um bom motivo para se tornar corretor é a constante expansão do setor e as oportunidades que o mercado oferece. De acordo com projeções da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a indústria de seguros poderá crescer até 10,3% neste ano, na comparação com 2021. Além disso, a revolução tecnológica e os impactos da inovação estão criando novos nichos e ramos de seguros, que, consequentemente, demandam mais profissionais. 

Como se tornar corretor? 

Há dois caminhos para se tornar corretor de seguros. Um deles é fazendo o Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, ministrado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). Formado por três etapas – Capitalização, Vida e Previdência, e Demais Ramos – o programa tem aulas online ao vivo e duração de sete meses. Caso aprovado, o aluno estará preparado para comercializar todos os tipos de seguros, desde os mais tradicionais, como Automóvel e Vida, até outros mais específicos, como Transportes e Responsabilidade Civil. 

Outra possibilidade é prestar o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, também aplicado pela ENS, que ocorre duas vezes por ano. Esta opção é ideal para quem gosta de estudar por conta própria, já que a Escola oferece Cursos Preparatórios para os candidatos. Os inscritos contam com videoaulas, tutoria dos professores, materiais interativos, e-books e simulados. 

Estou formado, e agora? 

Com o certificado de conclusão do curso ou de aprovação no exame em mãos, o próximo passo é requerer o registro da profissão na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Com isso, o corretor estará legalmente autorizado para atuar na intermediação de seguros, tanto como pessoa física (autônomo) quanto como pessoa jurídica. 

Mãos à obra 
 
Quando estiver devidamente registrado, é hora de o corretor colocar a mão na massa, criar a sua empresa e partir para novas ações: se cadastrar junto às seguradoras, escolher o portfólio de produtos que irá trabalhar, firmar parcerias, conquistar e fidelizar clientes, e, claro, continuar se capacitando

Quer iniciar essa trajetória e se tornar um corretor de sucesso? Conheça as opções que a ENS oferece e dê o primeiro passo rumo à nova carreira! 

Outras Notícias

30/05/2022 - 01:05

Mulheres no mercado de seguros: participação em chefia cresceu, mas diferença salarial permanece

ler mais

29/19/2022 - 01:19

ECOA, a plataforma de streaming do seguro

ler mais

28/30/2022 - 01:30

Última oportunidade do ano para se tornar corretor

ler mais

27/55/2022 - 01:55

ENS lança nova pós sobre Regulação de Seguros

ler mais