chat Online

A+

A-

Voltar

Quais as áreas de atuação para o profissional de Recursos Humanos?

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   21 de Fevereiro de 2022 às 12:45

Essencial dentro de qualquer estrutura organizacional, o setor de Recursos Humanos é estratégico para as empresas, pois se relaciona com todas as áreas e zela pela cultura interna.

Os profissionais de RH são responsáveis pela integração entre a companhia e os colaboradores, buscando manter produtividade e satisfação no ambiente corporativo. Também são eles que administram demandas por contratação e capacitação, e cuidam de benefícios e questões pessoais do corpo funcional.

Conheça algumas atividades realizadas pelos profissionais de RH:

Admissão e seleção de candidatos

O recrutamento de pessoal requer ampla pesquisa e é composto por diversas etapas. Primeiro, o profissional de RH identifica o perfil adequado para cada posição na empresa e seleciona os melhores candidatos com base na análise de currículos, experiências anteriores e qualificações. Na sequência, realiza entrevistas, dinâmicas, testes e outras etapas de seleção. Ao final, participa da escolha junto aos gestores das áreas.

Educação corporativa

Os programas de treinamento de colaboradores aprimoram o desenvolvimento técnico e comportamental, contribuindo para o avanço das carreiras e a conquista de cargos mais altos. Nessa atividade são identificadas lacunas, demandas, competências e habilidades, para que, então, sejam recomendados cursos e aprendizados de acordo com a necessidade de cada funcionário.

Política de cargos e salários

É o setor de RH que monitora cargos e salários dos colaboradores, estabelecendo planos de carreiras e remunerações compatíveis. Dessa forma, engaja os funcionários e oferece oportunidades para o desenvolvimento de carreiras. Para isso, são realizadas avaliações de desempenho constantes junto aos gestores, buscando ajustar os salários de acordo com as funções e formações.

Benefícios

É tarefa do profissional de Recursos Humanos desenvolver estratégias visando ao bem-estar e à saúde física e mental dos colaboradores. Contribuem para isso pacotes de benefícios que podem incluir plano de saúde, seguros, previdência privada, auxílios como creche, vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte, participação nos lucros, entre outros.

Monitoramento de clima

O compromisso com a ética no trabalho e o bom relacionamento institucional são alicerces do setor de RH. Ele atua para manter os colaboradores integrados e bem assistidos, esclarecendo dúvidas e comunicando mudanças e outros fatos que impactam o ambiente interno. Além disso, elabora e aplica pesquisas de clima que determinam como os colaboradores estão se sentindo, contribuindo para a identificação e solução de problemas pessoais e conflitos.

O que é necessário para trabalhar com Recursos Humanos?

Um segmento com inúmeras oportunidades, que exige ética e responsabilidade! Para ingressar nesse ramo, é necessária formação específica, como a conferida pela Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Escola de Negócios e Seguros.

Com duração de dois anos, o curso prepara profissionais para atuação em todas as esferas deste setor. Não perca tempo, participe do processo seletivo e se torne um profissional de Recursos Humanos!

Outras Notícias

19/55/2022 - 12:55

Diversidade: cinco pilares que podem transformar vidas e empresas

ler mais

18/58/2022 - 02:58

Nômades Digitais: conheça quem faz do mundo o seu escritório!

ler mais

17/50/2022 - 01:50

“Foi uma experiência que expandiu meus conhecimentos sobre seguros”

ler mais

16/35/2022 - 01:35

“Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil” terá transmissão ao vivo

ler mais