chat Online

A+

A-

Voltar

“Olhamos 100 anos para frente, por isso precisamos atuar agora”

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   10 de Agosto de 2022 às 15:12

Na última quinta-feira, 4 de agosto, o diretor executivo de Estratégia Corporativa da Tokio Marine, Masaaki Itakura, foi o convidado do sétimo episódio do circuito “ASG e o Futuro do Seguro no Brasil”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS).

O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal da ENS no YouTube e contou com mediação do docente da Escola, Mauricio Leite, e participação da diretora de Ensino Técnico da Instituição, Maria Helena Monteiro, que fez a abertura do live.

Empresa centenária com foco no futuro

Com 143 anos de história, presente em 46 países e com mais 40 mil colaboradores, sendo 2,2 mil só no Brasil, a Tokio Marine já recebeu o selo de good company. De acordo com Itakura, a nomeação foi motivada pelo comprometimento da seguradora com pautas sociais.

“O objetivo principal da companhia é dar apoio e continuar o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio das atividades de seguro. É nossa filosofia de trabalho o conceito de ASG, a responsabilidade civil e o desenvolvimento sustentável”.

O executivo destacou que a Tokio Marine é capaz de apoiar seus clientes e a sociedade nos próximos 100 anos, e a razão se deve à dedicação da companhia para contribuir com o futuro. “Como uma good company, nós não olhamos só o agora. Olhamos 100 anos para frente e para as futuras gerações, por isso, precisamos atuar no presente e cada vez mais nas ações ASG”.

Sementes do Brasil

Para fomentar o comprometimento com o futuro, uma das atividades praticadas pela Tokio é o projeto Sementes do Brasil. “O programa oferece apoio a jovens carentes para que conquistem sua primeira oportunidade de trabalho. Começamos esse projeto em 2021 e convidamos 20 adolescentes de 16 a 18 anos de abrigos”.

A carência de oportunidade para os jovens brasileiros e a falta de acesso à educação foram fatores determinantes para o desenvolvimento dessa iniciativa. “A educação é chave que abre portas para futuros trabalhos, por isso, reconhecemos a importância da educação contínua, que também é o papel principal da ENS. Sabemos que esses jovens não têm oportunidade de trabalho porque não possuem uma educação mínima, então, o programa ensina as matérias principais para poder inseri-los no mercado”.

Com quatro meses de duração, o projeto conta com o auxílio de 60 mentores para nortear o futuro dos jovens. “Essas pessoas são bem carentes em tudo, então, os mentores dão apoio emocional e orientações sobre possíveis futuros. Como resultado, na primeira edição conseguimos contratar sete jovens aprendizes para trabalharem na Tokio”.

O executivo afirmou ainda que a segunda edição do Sementes do Brasil já começou e conta com mais participantes do que a primeira. “Ontem iniciamos a segunda edição e estamos ensinando 30 jovens. A cada ano que passa queremos aumentar nosso alcance”.

Presente verde

Outro pilar essencial da pauta ASG da empresa é o meio ambiente. Segundo Itakura, uma das campanhas promovidas pela Tokio, que vem sendo desenvolvida há mais de 20 anos. “Em 1999, a seguradora fez uma campanha para que os colaboradores dessem ideias de ações sustentáveis e o projeto vencedor foi o Presente Verde. Na época, a ideia era plantar mangues no mundo todo. Hoje, já se passaram mais de 20 anos e o projeto já plantou mais de 11 mil hectares de mangues, em nove países, envolvendo mais de 30 mil pessoas. Além disso, criou empregos nas regiões onde foram plantados os mangues, e essa ação contribuiu para a redução de 1,3 milhões de toneladas de carbono”.

Certificação Avançada em ASG

Alinhada à circular nº 666 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que dispõe sobre requisitos de sustentabilidade a serem observados pelas sociedades seguradoras, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) é sensível à pauta ASG. Por isso, lançou o curso de Certificação Avançada em ASG, no qual serão discutidos os temas com maior profundidade.

Para saber mais sobre essa certificação, siga a ENS nas redes sociais e acompanhe as novidades em primeira mão. Inscreva-se no canal do YouTube para acompanhar os próximos encontros do circuito ASG!

Outras Notícias

19/33/2022 - 03:33

Circuito de Empreendedorismo apresentou conceito Insurance as a Service

ler mais

16/41/2022 - 12:41

Novo programa auxilia corretor a impulsionar a carreira

ler mais

15/02/2022 - 04:02

Aula Magna terá presença de ministro do STJ

ler mais

14/19/2022 - 03:19

“Na evolução que o mundo caminha hoje não tem como não olhar para o ASG”

ler mais