chat Online

A+

A-

Voltar

Nova RBRS debate impactos da tecnologia no seguro

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   8 de Abril de 2020 às 12:41

Já está no ar a 26ª edição da Revista Brasileira de Risco e Seguro (RBRS), publicação eletrônica online da ENS voltada para a comunidade acadêmica. Esta edição contou com a colaboração de sete articulistas, que produziram quatro artigos inéditos.

A mestre em Gestão de Serviços e Operações, Larissa Medeiros Ferreira, e o professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações, Henrique O’Neill, produziram o artigo “O Impacto das Tendências Tecnológicas na Indústria de Seguros Brasileira”. O trabalho traz uma profunda reflexão sobre a percepção do setor acerca das novidades tecnológicas, estratégias e visão para os próximos 20 anos.

Atuária graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Raquel Fernández dos Santos abordou o tema “Blockchain e seu Impacto no Mercado de Seguros”. No texto, ela explica as possíveis aplicações blockchain no mercado segurador e ressalta a importância da troca de conhecimento entre profissionais de tecnologia da informação e de seguros, a fim de superar possíveis barreiras na implementação de novas tecnologias digitais no modelo de negócio das seguradoras no Brasil.

“As Novas Regras de Solvência e seu Impacto no Equilíbrio Financeiro e Atuarial dos Fundos de Pensão do Brasil” foi o tema do artigo de Eric Ribeiro Fernandes, graduado em Ciências Contábeis, e de Diana Vaz de Lima Contadora, mestre em Administração e doutora em Ciências Contábeis. Os autores analisaram o impacto das novas regulações instituídas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC nas entidades fechadas de previdência complementar – EFPC.

Fechando a edição, os atuários Gabriel Fonseca da Silva e Thiago Barata Duarte debateram, no artigo “Modelagem de Seguro Desemprego: uma Abordagem Via Modelo Logístico para a Estimação do Risco de Perda da Renda de um Empregado Celetista”, o desenvolvimento de um modelo estatístico para calcular a probabilidade de um empregado celetista ser demitido sem justa causa e definir o seu uso na tarifação de um seguro desemprego.

A nova RBRS está disponível para leitura gratuita no site rbrs.com.br e no Acervo Digital da ENS.

Outras Notícias

15/21/2021 - 11:21

Riscos Cibernéticos: live tirou dúvidas e explicou detalhes da modalidade

ler mais

14/30/2021 - 10:30

Programas explicam contratos de seguros e como potencializar vendas

ler mais

13/25/2021 - 02:25

Data Science e Inteligência Artificial são temas de pós-graduação

ler mais

11/25/2021 - 03:25

Dicas e fatores de sucesso para empreendedores foram abordados no Circuito de Insurtech

ler mais