Por Coordenadoria de Comunicação Social | 1 de Agosto de 2019 às 13:23
Já está disponível a edição 196 da revista Cadernos de Seguro, que tem como tema principal a Reforma da Previdência, cujo projeto está em tramitação no Congresso Nacional.O assunto foi debatido em três matérias: na entrevista exclusiva com o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim; no artigo do atuário e catedrático em Previdência Complementar Fechada pela Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) Sérgio Rangel Guimarães; e, em conexão com o seguro de acidentes de trabalho (SAT), no artigo do advogado e sócio-gerente da Gravina Advogados, Maurício Gravina.
A publicação também aborda conteúdos correlatos à saúde suplementar e longevidade, nos textos do presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar e vice-presidente do Grupo Notredame Intermédica, João Alceu Amoroso Lima, e do Diretor Institucional, membro do Conselho de Administração da Cia de Seguros Previdência do Sul e ex-presidente do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro, Lucio Antônio Marques.
A revista conta ainda com a artigo de Osvaldo Haruo Nakiri, ex-IRB Brasil Re e subscritor de riscos facultativos de responsabilidade civil, que falou sobre a contemporaneidade do “whistleblower”. O termo, célebre na esfera jurídica, ainda é pouco conhecida no mundo do seguro e sua contribuição é essencial para os programas de compliance das seguradoras e, consequentemente, para a redução de atos ilícitos por parte de funcionários ou da própria empresa.
A Cadernos de Seguro pode ser acessada pelo site cadernosdeseguro.ens.edu.br.