chat Online

A+

A-

Voltar

MEC concede nota máxima para nova graduação da ENS

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   29 de Março de 2021 às 10:0

A ENS obteve parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para oferta do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Riscos Logísticos na modalidade online. Inédito, o programa de nível superior recebeu a nota máxima, 5, em todos os critérios avaliados.

A nova graduação foi qualificada com o maior grau possível em quesitos como Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura. O instrumento de avaliação do MEC para cursos de graduação presencial e a distância possui indicadores de qualidade nestas três dimensões. A partir deles, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ou não abrir oferta para novos programas de ensino.

Na semana passada, representantes do Ministério estiveram nas instalações da Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), a fim de verificar se o curso estaria de acordo com os parâmetros que definem a qualidade da educação superior.

Emitido nesta semana, o relatório final de avaliação do MEC apontou que o corpo docente e tutorial da ENS “tem experiência profissional, quase totalidade dos professores apresenta comprovação longeva na área de seguros, logística, risco e gestão, além de atuação das disciplinas que atuarão no curso. Percebeu-se uma aproximação entre os professores, demonstrando união, interação, integração e trabalho em equipe visando fornecer suporte no desenvolvimento das aulas e atividades interdisciplinares na metodologia EaD”.

“Disciplinas inovadoras”

No aspecto sobre Organização Didático-Pedagógica, o relatório concluiu que “percebe-se a determinação da função dos atores no processo de ensino e aprendizagem em EaD. Apresenta uma estrutura curricular e carga horária compatível e factível, com disciplinas inovadoras”.

Já na passagem que avaliou a Infraestrutura da ENS, o MEC frisou que “a Instituição possui salas de aula, espaço de trabalho para docentes em tempo integral, espaço de trabalho para o coordenador, acesso dos alunos a equipamentos de informática, laboratórios e biblioteca”.

A comissão do Ministério também destacou os protocolos da Escola relacionados à pandemia da Covid-19. “De forma geral, a avaliação, in loco, transcorreu de maneira ética, gentil, profissional entre todos os atores envolvidos no processo com protocolos de biossegurança para pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19). A ENS seguiu os protocolos e cuidados de biossegurança recomendados, fornecendo máscaras, álcool, face shield, luvas descartáveis, outros itens e obedecendo o distanciamento”.

“Agora, aguardamos somente a publicação da portaria do MEC para abrirmos a oferta do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Riscos Logísticos. Temos absoluta certeza de que será mais um programa de excelência e exitoso da ENS, que irá proporcionar aos alunos uma experiência completa e inovadora”, comentou o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.

Outras Notícias

18/08/2021 - 02:08

ENS promoveu oficina prática para formandos do curso de corretores

ler mais

15/21/2021 - 11:21

Riscos Cibernéticos: live tirou dúvidas e explicou detalhes da modalidade

ler mais

14/30/2021 - 10:30

Programas explicam contratos de seguros e como potencializar vendas

ler mais

13/25/2021 - 02:25

Data Science e Inteligência Artificial são temas de pós-graduação

ler mais