chat Online

A+

A-

Voltar

Live semanal abordou cenários econômicos e tendências

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   22 de Maio de 2020 às 14:23

Dando continuidade à programação semanal de lives no Instagram, na última quarta-feira, 13 de maio, a ENS convidou o consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, e o professor da Escola, Luis Vivanco, para tratar sobre “Cenário Econômico e Tendências”.

Muylaert destacou que, diferente da crise de 2008, que começou no mercado imobiliário americano e se alastrou para o mercado financeiro, essa é uma crise de obstrução da atividade econômica. “É uma crise sanitária que tem um impacto econômico muito forte. Entender os cenários, os indicadores macroeconômicos e a perspectiva de cada setor significa entender um pouco mais do ciclo do ponto de vista da saúde”.

Luis Vivanco ressaltou que não há uma rivalidade entre saúde e economia. “O que temos é uma complementaridade, porque, se a saúde vai mal, a economia também vai ter seu aspecto negativo. A Covid foi uma consequência, que adiantou algumas crises já previstas”.

O professor também explicou que a crise atual é um pouco diferente de outras anteriores vividas no Brasil. “Na década de 1980, tínhamos uma hiperinflação com recessão, mas esta crise econômica é caracterizada pelo contrário. Temos recessão com aspecto inflacionário, ou seja, a inflação abaixo, até com níveis negativos. E essa deflação se deve ao lockdown e à interrupção dos serviços. No momento que uma crise como essa se alastra sobre o aspecto da saúde e leva as pessoas a ficarem em suas casas e mudarem seu perfil de consumo, a atividade econômica fica pelo menos 65% prejudicada”.

Questionado sobre possíveis variáveis que levariam a um cenário positivo, Vivanco afirmou que não faz sentido manter as mesmas previsões de um plano estratégico, considerando que houve uma mudança de rumo. “Por isso as empresas deveriam buscar uma revisão de seus planos e adequação dos processos para sobreviver a curto prazo. Nenhuma crise dura para sempre e não são todos que saem perdendo. Há sempre alguém que se readequa às oportunidades e acaba tirando proveito”.

As gravações das lives da ENS podem ser assistidas no IGTV do perfil @oficial.ens, no Instagram.

Riscos Cibernéticos na próxima edição

Na próxima quarta-feira, 20 de maio, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, receberá o head de Financial Lines pela AIG Brasil e líder da prática de D&O para América Latina, Flavio Sá. Em pauta, um dos temas mais em evidência no momento: “Seguros de Riscos Cibernéticos: o que muda com a pandemia?”.

A transmissão poderá ser acompanhada pelo perfil @oficial.ens, a partir das 17h.

Outras Notícias

18/08/2021 - 02:08

ENS promoveu oficina prática para formandos do curso de corretores

ler mais

15/21/2021 - 11:21

Riscos Cibernéticos: live tirou dúvidas e explicou detalhes da modalidade

ler mais

14/30/2021 - 10:30

Programas explicam contratos de seguros e como potencializar vendas

ler mais

13/25/2021 - 02:25

Data Science e Inteligência Artificial são temas de pós-graduação

ler mais