chat Online

A+

A-

Voltar

Live destacou ações sociais, ambientais e governança do grupo Sompo Seguros

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   1 de Julho de 2022 às 12:50

Para destacar as ações do setor de seguros relacionadas ao Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança Corporativa (ASG), a Escola de Negócios e Seguros (ENS) deu continuidade ao circuito de lives “ASG e o Futuro do Seguro no Brasil”, no dia 23 de junho.

O sexto evento da série teve a participação do CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lalia Neto, e contou com a mediação do professor da Escola, Mauricio Leite. Durante o encontro, transmitido ao vivo pelo canal da ENS no YouTube, o executivo destacou as principais ações da seguradora relacionadas à pauta ASG.

O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, que abriu as atividades, reforçou a importância do ASG no modelo de gestão das empresas e enalteceu a presença do CEO. “Vocês terão a oportunidade de estar em contato com uma cultura bastante interessante, voltada para o ambiental, social e governança”.

70% de redução de carbono até 2030

Com 130 anos de existência e origens japonesas, a Sompo Seguros tem como filosofia ajudar a criar uma sociedade na qual cada pessoa possa viver de maneira saudável, próspera e feliz. Segundo Alfredo Lalia, esse propósito se relaciona com o tema ASG. “Fomos surpreendidos durante a Copa do Mundo de 2014 quando os nossos amigos japoneses limpavam o estádio no final da partida e o deixavam melhor ou igual do que como o receberam”.

De acordo com o executivo, a cultura japonesa na qual o uso individual não pode prejudicar o coletivo é o que o grupo Sompo procura aplicar. “Queremos ser carbono zero, isso faz parte dos preceitos ASG. Em 2019, nosso prédio aqui na rua Cubatão, em São Paulo, sofreu uma grande reforma e buscamos um impacto ambiental mínimo. Usamos água de reuso em todo o edifício e nas hortas solidárias, toda a estrutura do prédio foi planejada para ser bem iluminada e economizarmos energia. Temos o compromisso de, até 2030, reduzir em 70% o consumo de carbono”.

Outra atividade do grupo Sompo destacada na live foi a decisão de entrar no segmento agro para ajudar a erradicar a fome no mundo. “A produção de alimento vai ser algo muito importante no futuro dado o crescimento da população mundial. O crescimento da agricultura só é possível com soluções de seguros muito bem desenhadas”, advertiu.

Segundo Alfredo Lalia, “toda e qualquer nova fonte de energia precisa de um seguro e nós trabalhamos para prover soluções de seguros para energias renováveis. O grupo se preparou internacionalmente para prever isso, diminuindo o carbono e aumentando energias renováveis”.

Diversidade, equidade e inclusão

O CEO também abordou o tema governança, revelando que as metas da Sompo Japão, até 2023, estabelecem que 30% dos cargos de gestão sejam ocupados por mulheres. Dentro do grupo existem cinco tipos de gerações que compõem o escopo de colaboradores. “Temos metas e planos de ação específicos sobre diversidade e inclusão. É muito importante saber que convivemos com cinco gerações diferentes, que vão desde o jovem de 20 anos que acabou de ingressar no mercado até o colaborador experiente de 60 anos. Trabalhamos também com pessoas deficientes, do grupo LGBTQIA+ e priorizamos povos de etnias nipônicas”.

“Tentamos ser uma empresa com pessoas diversas. Os nossos clientes são diversos, os corretores são diversos. Não faz o mínimo sentido uma empresa ser ‘pasteurizada’. Nós queremos ser uma empresa diversa”, concluiu Lalia.

Acompanhe os encontros ASG!

Todas as edições do circuito de lives ASG estão disponíveis no canal da ENS no YouTube. Acesse a plataforma para conferir os encontros anteriores e inscreva-se para assistir aos próximos.

Outras Notícias

05/58/2022 - 01:58

Confira o expediente da ENS durante a fase mata-mata da Copa do Mundo

ler mais

05/06/2022 - 10:06

Ensino autoinstrucional ganha espaço

ler mais

01/59/2022 - 11:59

Corpo docente é diferencial da pós em Regulação

ler mais

30/27/2022 - 01:27

Corretores de SP conheceram nova fonte de receita

ler mais