chat Online

A+

A-

Voltar

Israel, o país da Inovação

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   3 de Novembro de 2022 às 14:29

Um país menor do que o estado de Sergipe, com pouco mais de nove milhões de habitantes, mas que se destacou no mundo todo por se tornar um hub de tecnologia. Conhecido como “startup nation”, Israel é hoje a referência global por ter um dos melhores ecossistemas de inovação do Planeta.  
 
Mais de 150 empresas israelenses são negociadas nos mercados de ações norte-americanos, posicionando Israel em terceiro lugar no número de empresas negociadas nas bolsas de valores NASDAQ e NY, atrás apenas dos EUA e do Canadá. 
 
Muitos fatores levaram ao sucesso da alta tecnologia de Israel, como a hostilidade do ambiente externo, a falta de recursos naturais e a chamada personalidade coletiva israelense: engenhosa, resistente e adaptável. Mas, afinal, por que Israel tem um dos melhores ecossistemas de inovação do mundo? 
 
Pesquisa e Desenvolvimento 
 
Por conta das dificuldades geográficas e com poucos recursos naturais, a pesquisa, inovação e empreendedorismo passaram a ser atributos inerentes à mentalidade econômica israelense. O resultado disso é que, atualmente, mais de 300 centros de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas multinacionais e locais estão espalhados por todo o país. 

De acordo com o Ministério da Economia de Israel, as multinacionais estrangeiras investem 17% do total de suas receitas em centros de P&D em no país, em comparação com apenas 1,7% nos EUA. Desta forma, Israel possui hoje a maior concentração de profissionais que trabalham em P&D, com cerca de 140 a cada 10 mil habitantes.  

Além disso, também é a nação com maior concentração de empregados em alta tecnologia: 1 a cada 10 trabalhadores atua com tecnologia de ponta.  

Celeiro de startups 

A superação de desafios por ser um país tão pequeno levou muitas empresas a desenvolverem atividades na arena global, e os muitos M&A (fusões e aquisições na tradução) bem-sucedidos de startups israelenses e empresas maduras fizeram de Israel líder mundial em diversos setores. 

Com isso, o país se tornou um celeiro de startups. Segundo estimativa do centro de pesquisas StartupBlinks, atualmente Israel tem 1.748 startups, uma média de uma startup para cada 5 mil habitantes. 

Estude em Israel e conheça os segredos da startup nation 

Para conhecer os fatores de sucesso que levaram Israel ao título de startup nation, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoverá, em maio de 2023, mais uma edição do Programa de Treinamento Internacional – Inovação em Seguros da Start-up Nation, Israel. Promovido em parceria com a Coller School of Management – Universidade de Tel Aviv, o programa foi desenhado para altos executivos brasileiros conhecerem os fatores que contribuem para o sucesso tecnológico e financeiro israelense. 

Confira mais detalhes sobre o treinamento e faça sua inscrição de interesse! 

Outras Notícias

24/51/2022 - 01:51

CHCS 2023: inscrições abertas com 20% de desconto

ler mais

23/04/2022 - 04:04

Confira a Black Friday ENS

ler mais

23/39/2022 - 01:39

Certificação garante melhores práticas no atendimento ao público

ler mais

22/52/2022 - 01:52

MBA Gestão Estratégica: valor acessível e início imediato

ler mais