chat Online

A+

A-

Voltar

Investimentos, Gestão de Negócios ou Consultoria? Conheça os campos de atuação dos profissionais de

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   9 de Março de 2022 às 11:41

Avaliar riscos, elaborar estudos de viabilidade de investimentos e otimizar recursos. Essas são algumas das funções exercidas pelo profissional com formação em Gestão Financeira, fundamental para qualquer empresa e responsável pela gestão eficiente de recursos e do planejamento de custos.

Para ganhar destaque na área é preciso atuar de forma integrada com outros setores corporativos, ser estratégico e ter expertise para encontrar alternativas que visem manter o bom desempenho da companhia. Por isso, o profissional deve ser habilidoso para analisar, controlar e executar tarefas operacionais visando diminuir os riscos à saúde financeira da organização.

Onde trabalhar?

O campo de atuação para quem possui formação na área é abrangente, incluindo instituições financeiras, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessorias técnicas e consultorias. Também há espaço em empresas de diversos setores da economia, seja indústria, comércio ou serviços, além de institutos e centros de pesquisa.

Em companhias, os profissionais serão responsáveis pela gestão de negócios, analisando capital de giro e controladoria. Podem exercer funções na tesouraria e contabilidade, incluindo a organização de gastos e orçamentos, assim como o balanço de receitas e despesas. Planejamento tributário e orientação de investimentos também estão na lista de atividades.

Já no mercado financeiro, o gestor será responsável por identificar oportunidades de investimentos, seja na Bolsa de Valores, Tesouro Direto, Títulos de Previdência ou demais propriedades.

Para aqueles que optarem pela consultoria, o campo de atuação é em auditoria, análises de risco, proposição de estratégias e ações que aumentem a produtividade e o lucro. Nestes casos, o profissional pode atuar como autônomo, realizando consultoria tributária ou orientando a abertura de novos empreendimentos.

Como se tornar Gestor Financeiro?

A Graduação Tecnológica em Gestão Financeira, ministrada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), prepara profissionais para avaliar riscos, elaborar estudos de viabilidade de investimento e otimizar recursos.

O curso apresenta os principais conceitos do mercado financeiro e cenários econômicos, ensinando as melhores práticas para a tomada de decisões importantes, seja para atuar em uma empresa de investimentos ou na área financeira de uma companhia.

As inscrições estão abertas para turmas com início em março. Inscreva-se no processo seletivo!

Outras Notícias

19/55/2022 - 12:55

Diversidade: cinco pilares que podem transformar vidas e empresas

ler mais

18/58/2022 - 02:58

Nômades Digitais: conheça quem faz do mundo o seu escritório!

ler mais

17/50/2022 - 01:50

“Foi uma experiência que expandiu meus conhecimentos sobre seguros”

ler mais

16/35/2022 - 01:35

“Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil” terá transmissão ao vivo

ler mais