chat Online

A+

A-

Voltar

Evento marcou lançamento de livro sobre os 200 anos da Independência

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   23 de Maio de 2022 às 13:25

Na última segunda-feira, 16 de maio, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu evento de lançamento do livro “Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI”. Realizado no auditório da Matriz da ENS, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), o encontro teve transmissão ao vivo no YouTube. 

Estiveram presentes autoridades do setor, jornalistas, convidados dos autores e colaboradores e executivos da Escola, como Lucas Vergilio (presidente), Tarcísio Godoy (diretor geral), Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino Técnico), Paola Casado (diretora Administrativo-Financeira) e Luiz Mattua (superintendente de Marketing e TI). O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, e o diretor Técnico e de Estudos da CNseg, Alexandre Leal, também prestigiaram a solenidade. 

Editada pela ENS, a obra é de autoria do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves e do professor e economista, Francisco Galiza, com prefácio e apresentação de Maria Helena Monteiro. 


Iniciativa de valor para o setor 

As atividades foram abertas pelo diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy. “Quando falamos de demografia e economia estamos falando sobre seguros. O mercado segurador trabalha exatamente com a estatística, a expectativa e a esperança de vida, e os impactos na economia. Sabemos que economias maduras têm no mercado de seguros um grande alicerce para o crescimento e o desenvolvimento econômico”, disse Godoy. 

O executivo enalteceu o apoio da atual gestão da Escola para a realização de iniciativas como a publicação do livro. “Muito obrigado ao presidente Lucas Vergilio e à diretora Maria Helena pelo apoio a este projeto. É de fundamental importância o desenvolvimento de conteúdo para esse mercado tão relevante”, afirmou. 

Transformação, evolução e desenvolvimento nacional 

Sob a ótica da economia e da demografia, o autor José Eustáquio analisou as transformações ocorridas nos últimos 200 anos do Brasil. De uma economia pequena, agrária e rural, marcada por regimes autoritários, patrimonialistas, o Brasil de 1822, composto por uma sociedade de baixa renda, com altas taxas de analfabetismo, mortalidade e natalidade, tornou-se, por suas recentes conquistas, uma das 10 maiores nações em termos demográficos e econômicos.

“O mundo naquela época tinha uma expectativa de vida ao nascer de 32 anos. No Brasil, a expectativa era de 29 anos. Em 2019, o Brasil possuía uma expectativa de vida de 76 anos, passando a média da América Latina, com 75,5 anos, e a do mundo, que tinha expectativa de 73 anos”, revelou Eustáquio. 

Segundo o demógrafo, esse cenário resume uma das maiores conquistas da história brasileira nos últimos 200 anos. “Tanto as pessoas quanto as famílias, assim como o País, não têm como se desenvolver se a expectativa de vida for baixa”, alertou. 

30 marcos do setor de seguros 

O outro autor do livro, o economista Francisco Galiza, relacionou a história do mercado de seguros com a evolução do Brasil. No evento, ele explicou como delimitou na obra a relevância social do seguro, partindo do contexto demográfico e das demandas sociais. “O método que usei para escrever o texto foi compilando 30 fatos econômicos, que extraí da minha base bibliográfica e das entrevistas que realizei com alguns executivos do mercado de seguros”. 

Galiza comentou a relação de cada tema abordado no capítulo que produziu. “Nesses 30 fatos, temos alguns destaques específicos da área de seguros, como a criação do IRB, criação da Susep e a regulamentação da profissão do corretor de seguros. Temos também fatos relevantes que não são diretamente ligados ao setor, como a criação do Código Comercial e a criação do Código Civil, que são fatores que deram o embasamento legal para o mercado de seguros”, enfatizou. 

Após as apresentações, os convidados receberam como cortesia um exemplar impresso, que pode ser autografado pelos autores. O livro “Demografia e Economia nos 200 anos da Independência do Brasil e cenários para o século XXI” pode ser baixado de forma gratuita no site da ENS, por meio deste link

Outras Notícias

01/50/2022 - 12:50

Live destacou ações sociais, ambientais e governança do grupo Sompo Seguros

ler mais

30/37/2022 - 01:37

ENS comemora 51 anos de existência!

ler mais

29/51/2022 - 01:51

ENS marcará presença no Congresso de Corretores de Seguros do Nordeste

ler mais

28/50/2022 - 01:50

ENS e Sincor-SP estreitam parceria

ler mais