chat Online

A+

A-

Voltar

ENS 50 Anos: live debateu tecnologia e open insurance

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   30 de Julho de 2021 às 17:30

Na tarde da última quarta-feira, 28 de julho, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o sétimo encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live contou com a participação do presidente da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, do sócio fundador e CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, e do professor da ENS, Adilson Neri, que intermediou o debate.

Na abertura, o diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, informou que cerca de 25 mil participantes já acompanharam os eventos. “Esta série foi desenvolvida para que o mercado possa escutar de quem faz a inovação e de quem está presente, e possa entender o que está acontecendo na prática. Por meio desses encontros queremos escutar o que os agentes têm trazido para o mercado”, explicou.

Um dos pontos principais do debate foram as discussões acerca do open insurance, que prevê novos modelos de negócios e novos produtos, envolvendo aplicativos e plataformas. Segundo Ivan Gontijo, nesse primeiro momento, ainda há uma preocupação muito grande com o lado da Governança. “Uma das questões é como flexibilizar os dados e de que forma podemos operar na plenitude o open insurance, resguardando os direitos dos nossos clientes. Este é um ponto fundamental que não deveríamos deixar de lado”.

Em um segundo momento, segundo Gontijo, aparecem importantes oportunidades. “O open insurance traz uma experiência facilitada para o cliente e facilitação de acesso a dados e informações. Possibilita às seguradoras e aos corretores em conjunto criarem produtos mais adequados para atender às necessidades dos clientes”.

Papel do corretor no futuro

O presidente da Bradesco afirmou ainda que a companhia está muito voltada para a experiência do digital. “Seja na experiência com o corretor ou no aprimoramento da jornada com o cliente, estamos investindo, em 2021, nas áreas TI e Inovação, algo em torno de R$ 600 milhões, para chegarmos aos nossos corretores de uma forma diferente. A plataforma que criamos recentemente oferece acesso diferenciado ao corretor, com conteúdo que permite aprimorar e desenvolver seus conhecimentos para que, acima de tudo, possa se manter atualizado com as questões regulatórias do nosso mercado”.

Gontijo ressaltou que estamos vivendo uma fase de transição, do analógico para o digital, e que é preciso estar atento. “Não podemos nos esquecer que temos clientes que eventualmente ainda são analógicos. E temos como obrigação atender a essa parcela da população. Nosso olhar é mais amplo, temos que continuar investindo no digital, mas também não podemos esquecer das pessoas que ainda são analógicas, têm um poder de consumo e necessidades”.

Corretor sob holofotes

Para Marcelo Blay, o papel do corretor está sob os holofotes diante das inovações e ele precisa se questionar. “Terá que se adaptar em uma série de coisas e terá que tentar fazer coisas diferentes. Hoje vemos muitos corretores virando Agentes Autônomos de Investimento e, assim, ele amplia o leque de atuação. Não só no âmbito do seguro, mas entendendo tudo que faz parte do patrimônio da pessoa e oferecendo outros instrumentos financeiros que possam ajudar a rentabilizar esse patrimônio”.

“Vimos uma demanda espontânea que nunca tinha visto na minha vida para produtos de Vida e Previdência. O volume de vendas de Seguro Residencial aumentou cerca de 150%, e o de Vida, 120%. É algo extraordinário. O que quero dizer com isso? Que o corretor precisa ampliar o leque de atuação. Existe espaço para venda de outros produtos”, explicou Blay.

Próxima parada

O 8º encontro do circuito de lives sobre Inovação acontecerá no dia 9 de agosto, às 17h, e terá como convidadas a CEO da Liberty Seguros, Patricia Chacon, a diretora Comercial da Locomotiva Seguros, Antonia Oliveira, e a professora da ENS, Andresa Pugliesi, que será a mediadora. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros8.

Outras Notícias

21/59/2021 - 03:59

Em live, diretora da ENS anuncia certificação avançada para Insurtechs

ler mais

16/38/2021 - 12:38

Em parceria com a ENS, MAG Seguros forma 41 novos corretores

ler mais

16/40/2021 - 08:40

Artigo: Riscos incalculáveis

ler mais

13/38/2021 - 04:38

Atletas da equipe Fla/ENS disputarão competições internacionais

ler mais