chat Online

A+

A-

Voltar

Docentes debateram novos rumos pós-pandemia

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   10 de Junho de 2020 às 13:13

Na última quarta-feira, 3 de junho, a coordenadora acadêmica da ENS e pesquisadora do Coppead/UFRJ, Camila Braga, recebeu o consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, em live sobre “Marketing e Estratégia em Cenários de Mudança”. A transmissão aconteceu no Instagram da Escola e contou com forte interação dos espectadores, entre eles vários outros docentes da Instituição.

Camila Braga abriu as atividades afirmando que estamos vivendo um momento de repensar rumos. “As empresas têm que se reorganizar frente a essa situação de distúrbio, que, de certa forma, nos paralisa. Também é importante pensar qual o nosso papel diante de algo tão devastador. Qual o legado que empresas e consumidores querem deixar e de que forma pensaremos no futuro?”, questionou.

Muylaert ponderou que, para entender a crise atual, é preciso entender também a natureza da pandemia. “Temos uma crise sanitária que se impõe sobre as demais, porque a proteção da vida se faz mais importante. Então, essa crise, que inicialmente é sanitária e de proteção à vida, se desdobra para a atividade econômica”.

O consultor deu dicas para a organização das empresa, defendendo que o posicionamento deve variar de acordo com o porte de cada organização. “Além da criação de um comitê de crise, sugiro um planejamento desenhando diferentes cenários nessa situação de incerteza”.

O 'novo normal'

A análise SWOT foi recomendada por Muylaert como uma ferramenta útil, nesse caso, independente do tamanho da empresa. “Nela, são observadas fraquezas, oportunidades, forças e ameaças, o que facilita a percepção do entorno e do ambiente interno. Unindo as duas, é possível ter visões quantitativas e qualitativas sobre as medidas a serem tomadas ”.

O especialista falou também sobre o ‘novo normal’. “Para entender o novo mercado e o novo ambiente de negócios no qual estamos inseridos precisamos observar as regulamentações. Do ponto de vista social, as políticas das empresas estão de acordo com as regulamentações que virão e com o novo comportamento do consumidor”.

Ao final da live, Edson Muylaert anunciou novos cursos que serão lançados pela ENS. “Um dos programas terá como tema Estratégia e Marketing em Cenários de Mudança. A ideia é auxiliar profissionais, empresários e empresas a desenvolver o conceito de organização centrada no cliente, juntamente com a visão do marketing, da experiência do consumo, das pesquisas, tecnologia da informação, plataformas, relações com o mundo virtual, do direito e da ética e, também, direcionando isso para o mercado de seguros”, explicou Muylaert.

Para Camila Braga, mesmo quando a atual crise terminar, viveremos um cenário constante de mudança. “Esse é um ponto relevante, pois teremos sempre que nos adaptar e criar requisitos para isso”, finalizou.

Outras Notícias

18/08/2021 - 02:08

ENS promoveu oficina prática para formandos do curso de corretores

ler mais

15/21/2021 - 11:21

Riscos Cibernéticos: live tirou dúvidas e explicou detalhes da modalidade

ler mais

14/30/2021 - 10:30

Programas explicam contratos de seguros e como potencializar vendas

ler mais

13/25/2021 - 02:25

Data Science e Inteligência Artificial são temas de pós-graduação

ler mais