chat Online

A+

A-

Voltar

Concurso ENS/PUC-Rio de Artigos Acadêmicos em Seguros premia vencedores

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   30 de Agosto de 2022 às 15:2

Na última quinta-feira, 25 de agosto, foi realizada a cerimônia de premiação da primeira edição do Concurso ENS/PUC-Rio de Artigos Acadêmicos em Seguros, iniciativa da Escola de Negócios e Seguros (ENS), promovida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento aconteceu no auditório da Matriz da ENS, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com transmissão ao vivo pelo canal da Instituição no YouTube.

O presidente em exercício da Escola, Antonio Carlos Costa, deu início à solenidade de entrega de prêmios, ressaltando o fruto da parceria envolvendo duas importantes escolas de Negócios. “Nossa missão conjunta é de ampliar os estudos e programas educacionais voltados para o desenvolvimento e inovação do setor de seguros. Parabenizo todos os pesquisadores e profissionais que participaram desta primeira edição do concurso, nos agraciando com conhecimentos acadêmicos”.

O concurso contou com quatro categorias, que como forma de homenagem, receberam o nome de importantes personalidades do setor. Os trabalhos vencedores receberam prêmios no valor de R$ 30 mil.

“O prêmio se torna importante para o mercado, porque traz a visão da academia, com metodologia e aprofundamento de temas essenciais para a evolução da indústria. Para escolhermos os vencedores, todos os trabalhos foram avaliados por dois professores doutores, que não sabiam a origem de cada artigo. Com isso, mostramos o respeito pela produção intelectual”, explicou o diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy.

Prêmio Andrea Levy – Tecnologia e Inovação em Seguros

A primeira categoria anunciada foi a “Tecnologia e Inovação em Seguros”, nomeada de Andrea Levi, e a placa de homenagem foi recebida pela sua esposa, Aik Brandão. “É com muita emoção que recebo essa homenagem. Andrea era um homem pragmático, que dedicou sua vida inteira ao trabalho. Repassar conhecimento e experiência foi algo que sempre deu prazer imenso a ele”.

Com o artigo “Transformação digital no mercado de seguros: Uma análise comparativa”, o vencedor da categoria foi Marcelo Dionísio, que possui pós-doutorado pela PUC-RJ. A coautoria é de Fábio Medeiros, doutor em Administração de Empresas pelo Coppead-UFRJ. O estudo é baseado em uma revisão sistemática da literatura do tema transformação digital no mercado de seguros, junto com uma busca de artigos que retratem a realidade brasileira, para uma análise comparativa.

“Concluímos o excelente nível de amadurecimento do mercado brasileiro e seu total alinhamento com as tendências internacionais. O único ponto que gostaríamos de ver, são mais artigos brasileiros, e espero que esse tipo de iniciativa promova este crescimento”, destacou Dionísio. 

Prêmio Robert Bittar – Direito do Seguro e Resseguro

Em seguida, o homenageado foi Robert Bittar, que deu nome à categoria Direito do Seguro e Resseguro. “É um privilégio e uma honra muito grande estar sendo homenageado nessa casa. Fico muito feliz com o resultado da parceria com a PUC-Rio. Inserir o setor de seguros no meio de estudos acadêmico é vital e fundamental para nosso desenvolvimento e a Escola é a mola propulsora de todo desenvolvimento que podemos desejar. A ENS deveria ser e é um ponto de convergência das inteligências do mercado, e ao mesmo tempo, um ponto de difusão de conhecimento para aqueles que estão do lado de fora”.

O primeiro colocado da categoria foi o professor da FEA/PUC-SP, Mauro Maia Laruccia, com o artigo “As insatisfações do consumidor brasileiro em tempos de pandemia: Um estudo do mercado de seguros”. O trabalho, desenvolvido com o professor da ENS Dalton Tria Cusciano, analisou as reclamações do consumidor brasileiro no mercado de seguros, com o objetivo de identificar o perfil dos reclamantes, além do ramo de seguro com o maior número de reclamações.

“O trabalho que nos inspirou foi entender o comportamento do consumidor de seguros pós-compra, quais são as suas insatisfações. Algumas informações devem ser olhadas com lupa e são muito importantes”.

Prêmio Marco Antonio Rossi – Regulação do Mercado

Para a categoria Regulação do Mercado, o agraciado foi o executivo Marco Antonio Rossi, e sua esposa, Maria Isabel Rossi, recebeu a placa de homenagem. “Ele foi uma pessoa que viveu em função do trabalho e da criação. Estou muito honrada por estar aqui representando um homem tão importante”, destacou Maria Isabel, que anunciou a primeira colocada do Prêmio Marco Antonio Rossi.

Nesta categoria, o trabalho vencedor foi “A Privacidade de Dados no Open Insurance”, desenvolvido por Luíza Neves Marques da Fonseca, doutoranda em Administração de Empresas na IAG (PUC-Rio) e Bernardo Barroso, pós-graduado em Gestão de Seguros e Resseguro pela ENS.

O artigo buscou se aprofundar sobre as possibilidades de compartilhamento de dados pessoais por parte de consumidores no ambiente de Open Insurance (OI), com o intuito de somar à incipiente literatura sobre o tema, contribuindo também com agentes do mercado segurador envolvidos no processo de inovação e criação do OI no Brasil.

“O consumidor é uma parte essencial disso. É ele que tem que ceder os seus dados para que o Open Insurance possa existir e ser benéfico para todos. A partir disso, tentamos entender como seria a confiança desse consumidor sobre o compartilhamento de dados, para participar dessa iniciativa”, explicou Luíza.

Premiação especial Marco Antônio Rossi

Para anunciar a Premiação Especial Marco Antônio Rossi, o convidado foi o diretor da IAPUC (Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio), professor Luiz Roberto Cunha. “Para mim, é uma honra muito grande continuar lidando com seguros, com essa área tão importante para a sociedade brasileira. Fiquei muito satisfeito quando viramos parceiros da ENS, e estamos novos projetos para fortalecer essa parceria”.

A premiação especial, que teve como tema Capitalização, foi concedida ao artigo “Direct Approach to asses risk adjustment under IFRS 17”, escrito por Thiago Pedra Signorelli, doutorando e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração (UFRJ), em parceria com César da Rocha Neves, doutor em Engenharia pela PUC-Rio, e Carlos Heitor Campani, Ph.D. em Finanças pela EDHEC Business School (França).

“Existe um embate entre a academia e o mercado, que muitas vezes é ineficiente. O mercado tem sua experiência, que é muito importante para ensinar à academia. E a academia, dentro da sua construção e desenvolvimento de conhecimento, tem a compartilhar com o mercado e ambos andarem juntos. E esse é o propósito da ENS, que faz um excelente trabalho. E tudo fazemos é pensamos nisso: qual a aplicação prática? Qual é o impacto disso positivo para a sociedade?”, afirmou Campani.

Outras Notícias

19/33/2022 - 03:33

Circuito de Empreendedorismo apresentou conceito Insurance as a Service

ler mais

16/41/2022 - 12:41

Novo programa auxilia corretor a impulsionar a carreira

ler mais

15/02/2022 - 04:02

Aula Magna terá presença de ministro do STJ

ler mais

14/19/2022 - 03:19

“Na evolução que o mundo caminha hoje não tem como não olhar para o ASG”

ler mais