chat Online

A+

A-

Voltar

Como evitar os prejuízos de ataques cibernéticos?

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   21 de Julho de 2022 às 13:20

Quais os prejuízos causados por um ataque cibernético? Este é um questionamento difícil de responder, visto que os danos causados por um ciberataque podem alcançar cifras milionárias. Os cibercriminosos visam, em grandes ou menores proporções, a vulnerabilidade das empresas.

Os ataques cibernéticos trazem graves consequências para a saúde financeira das organizações, prejudicando ainda a reputação e a imagem das marcas em razão do vazamento de dados. O cenário se agravou nos últimos dois anos em virtude da pandemia da Covid-19, que trouxe o aumento do uso de novas ferramentas tecnológicas para funções de trabalho e estudo.

De acordo com informações publicadas no jornal O Dia, o Brasil atingiu, em 2021, o segundo lugar entre os países que mais sofreram ataques virtuais criminosos na América Latina e Caribe, subindo uma posição desde o início da pandemia. Os dados são de levantamento realizado pela Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America.

No Brasil, foram registrados 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no ano passado, um aumento de mais de 950% em relação a 2020. Com isso, a procura por seguros que cobrem riscos cibernéticos alcançou, em março de 2022, o maior patamar de arrecadação desde a criação dessa modalidade, com cerca de R$ 13 milhões. O volume representa um crescimento de 23,4% em relação ao mesmo mês de 2021.

No acumulado de janeiro a março de 2022, este seguro alcançou R$ 34,5 milhões, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Prevenção, a melhor solução

A maneira mais eficiente de evitar os prejuízos causados por invasões virtuais passa pela contratação de ferramentas de proteção, como o seguro cibernético, e pela implantação de programas de disseminação da cultura da segurança da informação.

Visando preparar profissionais e organizações para lidarem com esse cenário, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) oferece o curso de extensão Cyber Security para Gestores. Ministrado em parceria com a IBM, o programa apresenta ferramentas para combater e prevenir os ciberataques, além de proporcionar uma experiência em gestão relacionada a sistemas de segurança que entendam, raciocinem, aprendam e reajam proativamente às ameaças cibernéticas.

Ministrado por um corpo docente experiente e atuante no segmento, o curso oferece uma série de micro palestras conduzidas por profissionais do mercado, proporcionando rica troca de informações, debates e networking.

As inscrições estão abertas e as aulas começam em agosto, na modalidade online. Faça sua matrícula e aprenda como se prevenir das ameaças digitais!

Outras Notícias

05/58/2022 - 01:58

Confira o expediente da ENS durante a fase mata-mata da Copa do Mundo

ler mais

05/06/2022 - 10:06

Ensino autoinstrucional ganha espaço

ler mais

01/59/2022 - 11:59

Corpo docente é diferencial da pós em Regulação

ler mais

30/27/2022 - 01:27

Corretores de SP conheceram nova fonte de receita

ler mais