chat Online

A+

A-

Voltar

Aumento no Seguro de Transporte de Cargas é oportunidade para profissionais de Riscos Logísticos

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   6 de Julho de 2022 às 13:37

Crescendo exponencialmente todos os anos, o setor de transportes de cargas tem papel fundamental no desenvolvimento econômico brasileiro. Seja por meio terrestre, aéreo ou aquaviário, o segmento logístico movimenta bilhões de reais anualmente e, no ano passado, a procura pela contratação de seguros para esse setor registrou um crescimento expressivo de 23,5%.

Somente nas regiões Norte e Nordeste, a alta foi a maior já registrada, com crescimento de 15,2% em 2021 na comparação com o ano anterior, segundo dados publicados pela revista Insurance Corp. O aumento na busca pelo serviço de proteção é reflexo do prejuízo que as empresas sofrem todos os anos ao operar no Brasil.

Os furtos de mercadorias são os campeões de uma extensa lista de problemas que aflige 62,5% dos transportadores rodoviários de cargas, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Para atenuar esse cenário, além da procura pelas atividades securitárias, muitas empresas buscam no mercado um profissional capacitado para atuar com gestão logística.

O que faz um Gestor Logístico?

Responsável por mitigar riscos, o Gestor Logístico procura aplicar um plano de ações estratégicas que tem como objetivo mapear e prevenir riscos nas empresas a fim de oferecer mais saúde e segurança para os negócios. Essas iniciativas beneficiam a segurança dos colaboradores, promovem boa imagem e reputação da organização, e protegem as finanças das organizações.

A mitigação de riscos é uma prática fundamental na atividade da infraestrutura logística. Por isso, uma gestão de riscos adequada necessita de um profissional apto e capacitado, pronto para exercer o planejamento, a organização e o controle dos fatores que visam minimizar ameaças operacionais ou patrimoniais.

Onde me capacitar?

Com o objetivo de formar profissionais especialistas, que saibam unir tecnologia com a gestão estratégica, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) lançou a inédita graduação em Gestão de Riscos Logísticos, o único curso em todo o território nacional com foco neste segmento.

No curso, o aluno vai compreender as diversas etapas que compõem o processo técnico de operação logística e quais os riscos associados. Sobretudo, o programa ensinará o futuro gestor a planejar, coordenar, executar e avaliar atividades focadas na gestão e no tratamento dos riscos logísticos.

A graduação também apresenta ferramentas necessárias para o pleno desenvolvimento da função, como Internet of Things (IoT), modelos de gestão de transportes e armazenagem, planejamento estratégico e gerenciamento e administração de riscos.

O início do curso será em 8 de agosto e os matriculados até 30 de julho garantem isenção da primeira mensalidade. Para se inscrever no processo seletivo clique aqui!

Outras Notícias

12/23/2022 - 05:23

Conheça os cursos que vão potencializar suas vendas em seguros

ler mais

11/13/2022 - 01:13

Sabe o que é transição de carreira? Saiba por onde começar!

ler mais

10/12/2022 - 03:12

“Olhamos 100 anos para frente, por isso precisamos atuar agora”

ler mais

09/30/2022 - 05:30

ENS estará presente no Congrecor

ler mais