chat Online

A+

A-

Voltar

Alunos das graduações celebram formatura na Sala do Futuro

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   13 de Novembro de 2020 às 11:5

A distância, porém, conectados e muito emocionados, alunos do segundo semestre de 2019 e do primeiro semestre de 2020, do Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência e do Tecnólogo em Gestão de Seguros, participaram da sessão solene de colação de grau, na última terça-feira, 10 de novembro, transmitida a partir da Sala do Futuro.

O evento reuniu 33 formandos, o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, o coordenador dos dois cursos superiores, José Antônio Menezes Varanda, o patrono das turmas, Nelson Flores, e os paraninfos Maurício Viot e Renato Cuenca. Familiares, amigos e demais professores também puderam assistir à cerimônia, pelo canal do YouTube da Escola, onde a transmissão ocorreu ao vivo.

Após a sessão de colação de grau realizada pelo diretor Mario Pinto, os discentes fizeram o tradicional juramento. A formanda Irenilda Alves Proença declarou os votos dos alunos do bacharelado, enquanto Rodrigo da Silva Botelho Marques foi o representante do tecnólogo. Fernanda de Freitas Silva e Victor Ribeiro Nunes foram os oradores.

Docentes falam sobre gratidão, orgulho e incentivo à educação continuada

Os professores Maurício Viot e Renato Cuenca expressaram, orgulhosos, seus ensinamentos e enviaram recados às turmas. “Primeiro gostaria de falar sobre uma palavra, gratidão. Manifestar minha gratidão a essas turmas maravilhosas pelo convite. Gratidão à ENS por todo esforço que tem feito, não só pela pandemia, mas por toda crise que se assolou o País. E gratidão imensa por fazer parte da formação de vocês e viver este momento, ainda que online, mesmo sem poder abraçá-los”.

O docente também enalteceu a importância da continuidade dos estudos. “A segunda palavra que quero destacar é recomeço. Recomeçar não é começar do zero. É começar com nova atitude, novo comportamento, nova habilidade. Vocês agora estão formados, adquiriram um diploma de nível superior e entram para um grupo seleto do mercado brasileiro. É hora de ter uma nova visão, de expandir o conhecimento, de não parar o estudo por aí. A terceira palavra é empatia. Colocar-se no lugar do outro num momento tão difícil. É hora de nós, estando uma melhor condição, oferecermos ajuda ao próximo, da melhor maneira possível. Seja melhorando o currículo, dando uma dica, anunciando uma vaga, orientando ao melhor desempenho, batendo um papo com as pessoas. E a última palavra é felicidade. Talvez a tela do computador não consiga passar para vocês a felicidade que eu tenho, que eu vejo no rosto do Varanda, que eu vejo no rosto do Mario, que eu vejo no rosto dos professores que estão nos acompanhando pelo YouTube, por ter participado da formação de vocês. É uma alegria absurda”, afirmou Viot. 

“Queridos alunos, que vontade de dar um abraço em cada um de vocês. Que privilégio! Tivemos a oportunidade de nos encontrar no início da jornada de vocês, uma empreitada desafiadora, marcada pela curiosidade e pela perseverança que testemunhei em cada um. E que orgulho de vocês! Vocês escolheram um campo técnico que vem se renovando a cada dia, seduzido e estimulado pelos constantes avanços da tecnologia, pela competição acirrada, pela modernização dos processos, pela democratização do acesso aos produtos. O mercado de seguros se mostra moderno e vigoroso e, nesse sentido, desejoso de bons profissionais. Estou convencido de que vocês ancoraram no que há de melhor em termos de ensino voltado a esta indústria de seguros, a ENS. Que vocês estejam cientes de que esta formação é o alicerce para saltos mais ousados, em busca de um crescimento profissional robusto e contínuo. Hoje é somente o capítulo de uma história de sucesso que poderá ser contada ainda com cores mais vibrantes. Não se contentem com os bastidores, não se escondam, não se omitam, não sejam coadjuvantes, ocupem seus espaços. Não se acomodem idealizando um estado de conforto profissional perene, pois não há espaço para essa sensação no atual ambiente de negócios mutável. Estejam alertas e sejam previdentes. Não tenham receio das mudanças, pois vocês estão preparados para enfrentá-las em busca de protagonismo”, declarou Renato Cuenca.

Mario Pinto parabenizou formandos destacando importância da gestão de pessoas

Após a outorga de grau aos formandos, Mario Pinto encerrou a sessão, discursando sobre a satisfação e emoção constantes de participar de momentos como este, mas também a frustração por não poder confraternizar pessoalmente com os alunos.

“Já passei por diversas formaturas, mas, para mim, é sempre emocionante, pois lidamos com pessoas, com desejos, com sentimentos. Nós vivemos para sermos felizes e ajudarmos os outros a serem felizes. Então, um momento como este é sempre muito especial para mim. Obviamente, esta não é a cerimônia como desejávamos, gostaríamos de nos abraçar, pôr beca, confraternizar de uma maneira intensa e humana, como esse momento exige. Por outro lado, estamos exercitando aquilo que o administrador tem que fazer, que é a capacidade de se adaptar, de perseverar, para atingir seus objetivos. Apesar da frustração de não estamos próximos, é importante destacar este momento de conquista, de vitória, consolida histórias imensas. Como gestores agora que são, vocês vão gerir empresas, mas, acima de tudo, vidas humanas, e são corresponsáveis por outros humanos. Pois é o que somos, apesar desse momento de mediação tecnológica, somos humanos! Parabéns para vocês, para suas famílias. Sejam muito felizes e transformem o mundo”, finalizou.

Outras Notícias

04/50/2020 - 10:50

MBA Gestão Estratégica aceita ingresso até janeiro

ler mais

03/21/2020 - 12:21

Últimos dias para isenção da 1ª mensalidade na Graduação em Gestão de Seguros

ler mais

02/00/2020 - 03:00

Sala do Futuro já tem programação para início de 2021

ler mais

01/23/2020 - 01:23

Feira de Negócios apresenta empresas a novos corretores

ler mais

Política de privacidade

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.