chat Online

A+

A-

Voltar

“A Minuto pode ser o precursor de um novo modelo de comercializar seguro”

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   16 de Agosto de 2022 às 15:19

Para falar sobre os desafios de criar uma das primeiras corretoras online do Brasil, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), recebeu o diretor Técnico da Minuto Seguros, Manes Erlichman, como convidado do 10º encontro do circuito de lives “Empreendendo e Aprendendo”.

Transmitida ao vivo pelo canal da ENS no YouTube, na última quinta-feira, 11 de agosto, a live contou com a mediação do gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da ENS, Ronny Martins e abertura conduzida pela diretora de Ensino Técnico, Maria Helena Monteiro.

Captação online e venda consultiva

Erlichman comentou como foi desenvolvido o modelo de negócios da Minuto Seguros, que hoje é uma das maiores corretoras de seguros de vendas online no Brasil. “Em 2010, eu e meu sócio, Marcelo Blay, enxergamos uma oportunidade de vender seguros online. Naquela época, estava acontecendo a ascensão do mercado de vendas online, e todo mundo queria vender alguma coisa, mas ninguém falava sobre seguros. Então, vislumbramos uma oportunidade, compramos a corretora do irmão do Marcelo e passamos o ano seguinte inteiro estruturando o modelo de negócios”.

O executivo contou que a certeza dos sócios tinham sobre os passos necessários para o sucesso do negócio fez com que a corretora despontasse. “Como o seguro é um produto complexo, nós tínhamos uma visão muito clara de que o modelo vencedor seria aquele que captasse o cliente pela internet e fizesse o atendimento de forma humana. Estabelecemos que todo o atendimento, de venda e pós-venda seria feito com consultores de seguros”.

Empreendimento precursor

Estruturado o modelo de negócios e sabendo exatamente o que estavam buscando, o próximo passo seria começar a operar, e segundo Erlichman, essa etapa foi um desafio porque muitos enxergavam a Minuto como uma ameaça para o mercado. “Num primeiro momento, quando lançamos a Minuto, houve uma certa desconfiança por parte dos corretores de seguros. Eles acreditavam que a Minuto iria destruir todo mundo e que seríamos o Uber do mercado de seguros. Só que esse mercado é tão grande e existem tantas formas de atender o cliente, que nunca tivemos a pretensão de substituir o corretor de seguros, até porque nós somos corretores de seguros, e a Minuto essencialmente é uma representante do segurado”.

A visão madura do projeto provou aos profissionais de seguros que a Minuto poderia ser um modelo pioneiro no mercado. “Ao longo do tempo, nós mostramos aos corretores que a Minuto poderia ser a precursora de práticas que vários outros poderiam se espelhar”.

Os desafios enfrentados foram superados com a experiência que ambos adquiriram ao longo de suas carreiras e o combustível para continuar crescendo foi a convicção no projeto. “Não foi um caminho fácil, mas o que nos ajudou, até pela nossa credibilidade e pelo tempo que estávamos no mercado, foi a nossa capacidade de entregar aquilo que a gente se propunha. Com isso, em poucos meses, conseguimos captar recursos com fundo de venture capital que injetou mais dinheiro na Minuto e conseguimos crescer e escalar a nossa operação”.

Erlichman reforçou que a confiança no empreendimento foi o que os incentivou todos os dias, durante os 11 anos que a empresa opera. “Desde o começo a gente sabia o que queria. Ser uma corretora omnichannel, que atende o cliente pelo canal que ele quiser, com foco na captação do marketing de performance”.

Presença em todo o País

Atualmente com 500 funcionários, volume de vendas expressivo e presença em boa parte dos municípios brasileiros, a Minuto Seguros, ocupa hoje um lugar relevante na corretagem digital do País. Erlichman acredita que, se a empresa atuasse como uma seguradora, estaria entre as maiores do Brasil. “O tamanho da nossa carteira já nos colocaria entre as dez maiores seguradoras do mercado”.

Acompanhe os próximos encontros

Todos os encontros do circuito de lives “Empreendendo e Aprendendo” são transmitidos ao vivo e disponibilizados posteriormente no canal da ENS no YouTube. Inscreva-se no canal e siga as redes sociais da Escola para acompanhar e ficar por dentro das novidades.

Outras Notícias

30/05/2022 - 01:05

Mulheres no mercado de seguros: participação em chefia cresceu, mas diferença salarial permanece

ler mais

29/19/2022 - 01:19

ECOA, a plataforma de streaming do seguro

ler mais

28/30/2022 - 01:30

Última oportunidade do ano para se tornar corretor

ler mais

27/55/2022 - 01:55

ENS lança nova pós sobre Regulação de Seguros

ler mais