Previdência privada é tema de seminário gratuito

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   20 de Junho de 2017 às 12:9

Um dos assuntos mais em evidência no Brasil atualmente, a previdência, será colocado em debate pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros. O seminário “Aposentadoria: PGBL, VGBL, ou Autoprevidência?” acontecerá em Porto Alegre (RS), no dia 29 de junho.

O evento visa analisar os planos de previdência privada aberta no Brasil, em especial os planos conservadores do tipo PGBL e VGBL, baseando-se em estudo pioneiro na realização de cálculos segundo o arcabouço legal e atuarial do sistema previdenciário brasileiro vigente.

Durante o seminário, serão expostos os resultados do trabalho que, por meio de pesquisa de campo com as quatro maiores seguradoras do Brasil, mapeou as condições praticadas no mercado em um cenário-base construído realisticamente. A principal conclusão do estudo é que o mercado de previdência privada aberta precisa se tornar mais eficiente e competitivo para atingir seus objetivos primordiais.

O palestrante será o presidente da Alumni Coppead, Carlos Heitor Campani. As inscrições devem ser realizadas no site da Escola (www.ens.edu.br) ou do CPES (cpes.org). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@ens.edu.br.