Novo artigo do TSS analisa desempenho do Seguro Auto

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   31 de Maio de 2019 às 18:14

Já está no ar o mais recente artigo do portal Tudo Sobre Seguros (TSS), mantido pela Escola Nacional de Seguros. De autoria do coordenador do TSS e economista do CPES, Lauro Faria, o texto “Seguro Auto: preço médio e IPCA” traz novas propostas para se medir o desempenho dos diversos ramos do Seguro, a partir de estudos feitos com os Seguros de Automóveis.
 
De acordo com Faria, a maioria das análises de evolução do mercado de seguros enfatiza o comportamento da variável “prêmios”. Contudo, a receita de prêmios, sendo o produto de preços vezes as quantidades comercializadas de apólices ou de unidades expostas, esconde o quanto de sua variação se deve a mudanças de preços e de quantidades.
 
Para acabar com a distorção, uma solução apontada no artigo seria deflacionar os prêmios por um índice geral de preços ou por um índice de preços ao consumidor, obtendo-se, assim, os prêmios em moeda de poder aquisitivo constante. “Um crescimento ‘em termos reais’ dos prêmios indicaria mais seguramente a expansão das quantidades transacionadas no mercado”, defende Faria.
 
Para o economista, seria melhor ainda utilizar um índice setorial de preços de seguros. No caso dos automóveis, o IBGE calcula o subitem IPCA – seguro voluntário de veículos que integra o grupo “Transportes” do IPCA “cheio”.
 
A íntegra do texto, com a análise de todos os cenários e variáveis, pode ser lida no endereço tudosobreseguros.org.br.

Outras Notícias