Graduação Tecnológica recebe 5 ‘absoluto’ do MEC e está entre as melhores do País

Voltar
A+
A-

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   26 de Abril de 2019 às 13:58

A Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros, ministrada no Rio de Janeiro (RJ) pela Escola Nacional de Seguros (ENS), foi referendada pelo Ministério da Educação (MEC) como um dos melhores cursos do País em sua categoria. Ao longo de dois dias, uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) promoveu uma verificação, in loco, de todos os aspectos que envolvem a graduação, durante a avaliação de reconhecimento do curso. Esta é uma imposição legal do MEC em casos como esse. Ao final, foi atribuída a nota 5, que é o grau máximo.

Essa já seria uma grande notícia, mas, desta vez, há um motivo maior a ser comemorado: o 5 foi concedido a todos os itens das cinco dimensões avaliadas! Para se ter um entendimento mais preciso da importância deste feito, atualmente, apenas outras quatro instituições de ensino do Brasil possuem esta avaliação geral. “Obtivemos o grau máximo em todos os quesitos, o que significa que estamos cumprindo rigorosamente com as exigências do órgão máximo da Educação no País. Dessa forma, ratificamos a excelência da nossa Graduação Tecnológica, que agora figura em um grupo ainda mais seleto”, destacou o presidente da ENS, Robert Bittar.

O executivo lembrou que, desde as primeiras avaliações do MEC às quais foi submetida, a ENS vem colecionando notas de padrão elevado. “Em 2005, nos tornamos instituição de ensino superior e, de lá pra cá, acumulamos sete notas 5, que é a máxima e dispensa comentários, e cinco notas 4, grau que também atesta alta qualidade ao que foi avaliado. Todos esses resultados positivos foram fruto de um trabalho em conjunto dos nossos colaboradores, docentes e alunos. Estes últimos, inclusive, já nos presentearam com duas notas máximas no Enade, uma no Rio e outra em São Paulo”, frisou Bittar.

Para o diretor de Ensino Superior, Mario Pinto, a avaliação reflete o empenho da Instituição nos últimos anos para disponibilizar um curso de alta qualidade e que atenda às necessidades do mercado, superando as expectativas. “Quando recebemos a autorização para ofertar o curso obtivemos a nota 4. Agora, dois anos depois, conquistamos o 5 absoluto na primeira avaliação de reconhecimento. Temos a chancela do MEC de que estamos entregando mais do que o prometido quando lançamos a graduação”, comemorou.

O diretor geral, Tarcísio Godoy, enalteceu o trabalho em equipe dos colaboradores e do corpo docente, e destacou que o resultado demonstra que a ENS está cumprindo seu papel de disseminar o conhecimento do seguro. “Estamos muito satisfeitos por entregar à sociedade um produto de tanta qualidade e, assim, contribuir para o desenvolvimento da indústria de seguros e da capacitação dos profissionais que nela atuam”, afirmou o dirigente.

Docentes, instalações e Acontece como diferenciais

Um dos principais pontos destacados pelo INEP foi a excelência do corpo docente. “A média de experiência docente na área do mundo do trabalho é de 15,4 anos, assim, restou comprovada a experiência do corpo docente e sua aderência ao mundo do trabalho. Pela vasta quantidade de obras e artigos publicados pelos docentes, também ficou comprovada a capacidade docente em apresentar exemplos contextualizados da relação problemas práticos versus teoria ministrada”, apontou o relatório final.

O documento afirma ainda que a elaboração pelos docentes de aulas para o Ensino a Distância (EaD), dinâmicas, jogos de empresas e diversas atividades interativas voltadas para o ensino-aprendizado no ambiente virtual de aprendizagem institucional comprova a interação conteúdo e prática. “A interdisciplinaridade e análise das competências pessoais e profissionais previstas no PPC estão claras e evidenciadas no material didático de autoria docente. Na biblioteca há várias séries de livros de publicação docente específicas para área securitária, além das aulas EaD”.

As instalações da ENS também foram elogiadas. “A ENS conta com instalações novas, climatizadas, seguras, limpas, confortáveis, com WIFI e com acessibilidade. Oferece salas de aula com mobiliário confortável e novo, bem como todas as salas são dotadas de tecnologias multimídias. Também oferece sala de convivência aconchegante”.

E o Boletim Acontece também figura no dossiê do MEC como um dos diferenciais da ENS, que tem como um de seus objetivos fornecer informações sobre o mercado. “Essa disseminação de informações pode ser percebida pelo Acontece, informativo semanal que, além de divulgar e disseminar conteúdos educacionais, também atua com relevante papel perante a comunidade civil em esclarecimentos e direitos sociais”, relatou o documento.

Outras Notícias