Artigo sobre eficiência do Bacharelado será apresentado em importante evento de Administração

Por Coordenadoria de Comunicação Social   |   3 de Outubro de 2018 às 13:19

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que gerou reconhecimento tanto para a aluna quanto para a instituição de ensino. Esse é o caso do projeto elaborado por Zeneide Araujo, ex-aluna do Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência, da Escola Nacional de Seguros- SP.

Com o objetivo de comprovar a eficiência e a aplicabilidade do diferencial proposto pela graduação da Escola, Zeneide desenvolveu sua monografia sobre o próprio curso. Em sua tese, ela buscou verificar se a especialização nas áreas de Seguros e Previdência Privada é realmente efetiva para a ascensão profissional dos alunos.

O TCC deu origem ao artigo “O curso de administração com ênfase em seguros e o progresso profissional na área”, recentemente selecionado para ser apresentado no SemeAd 2018 (Seminários em Administração), que acontecerá entre 7 e 9 de novembro, em São Paulo na USP.

O SemeAd é um importante evento científico brasileiro que contribui para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração.

Orgulhosa, a administradora conta que o trabalho – avaliado com a nota 10 – teve resultado positivo. “Além do feedback para a Escola, que a inclusão do conteúdo ênfase em Seguros e Previdência é um diferencial na graduação de Administração, em um mercado gradualmente crescente. E, reconhecimento à minha formação acadêmica, que foi de excelência”.

A pesquisa

Para desenvolver a tese, a ex-aluna pesquisou o desenvolvimento profissional de uma amostra dos alunos do terceiro e quarto ano, além de checar o progresso profissional dos egressos. A administradora também colheu a avaliação de gestores da área de Recursos Humanos de diferentes empresas , para entender qual a percepção desses profissionais sobre a graduação da Escola.

Segundo ela, o levantamento concluiu que significativa parte dos alunos e formados tiveram promoção nos empregos, ocupação de novos cargos, migraram para empresas de grande porte e oportunidades para empreender. “Tivemos ainda uma rica experiência de networking, já que a maioria dos estudantes e professores atuam no mercado, além da aproximação com agentes que facilitaram a formação de parcerias”.

Já os responsáveis pelas áreas de RH apontaram que a qualificação especifica, a busca de capacitação e novos conhecimentos são diferenciais para novas contratações, promoções, requisitos correspondidos pela graduação. “Isso indica que recebemos uma base sólida para estarmos preparados para o mercado, profissionais de valor. A conquista do SemeAd é um mérito conjunto de todos os envolvidos direta e indiretamente, que buscam a excelência e qualidade do ensino, afirma".

Entre os pontos altos do curso, Zeneide destaca "a alta qualificação do corpo docente, a grade curricular com situações práticas do mercado segurador, o atendimento personalizado, qualitativo. Nos eventos promovidos pela Escola podemos ver que há sempre essa preocupação em nos colocar em contato com os melhores e experientes profissionais do mercado”.

Atualmente atuando em uma corretora de seguros, ela agora se prepara para sua apresentação no congresso. “Espero contribuir para que as pessoas tenham mais interesse por este setor e pelo curso, que me capacitou  para a ascensão profissional”, conclui.