Pós-Graduação

Programa de Formação em Resseguro - Módulo II

INSCREVA-SE AGORA
Início - 23 de Setembro
Voltar
A+
A-

Local Selecionado: São Paulo (Consolação.)

Sobre o Curso

Demonstração prática das formas de cessão e de recuperação em contratos de resseguro. Propiciar ao aluno conhecimentos acerca da precificação do resseguro não-proporcional, de modo a estabelecer também a diferenciação com os modelos proporcionais.

Baixe aqui o Programa do Curso

Conteúdo

     
    1. Contratos de resseguro - Práticas de cessão e recuperação - Contratos Proporcionais e Não-proporcionais
    Limite de Cobertura do Contrato de Resseguro; Retenção e Cessão; Cessões e recuperações de resseguro em planos combinados de resseguro; Base da cessão do prêmio (sobre qual prêmio do seguro direto); Prêmio e comissão de resseguro; Definição de acúmulo de riscos/ Importância do DMP (PML) para Property; Limite de Recuperação; Prioridade/ Limite de Sinistro (LS); Fatores que influenciam na determinação das retenções/prioridades (comerciais, financeiros, etc.); Perda líquida definitiva (ultimate net loss) – elementos considerados (salvados, ressarcimentos, despesas de regulação, honorários de peritos, despesas de contenção e salvamento, outras). Análise crítica dos modelos atuais de cláusulas existentes no mercado brasileiro: possíveis conflitos se houver indefinição. Modelo ideal; Importância dos perfis de riscos; Aspectos a considerar na elaboração e utilização dos Contratos de Resseguro.

    2. Contratos de resseguro - Precificação de Contratos Não-proporcionais
    Simulação e desenvolvimento de casos hipotéticos, com base nos métodos da experiência (burning cost), exposição (exposure rating) e experiência/estimativa (pareto). Cálculo de prêmios e Reintegrações (reinstatement). Modelos de programas de Precificação.

    3. Programas de Resseguro:
    3.1 Parte 1 – Definição do Programa e sua Estrutura 
    Definição de um programa de resseguro. Desenho de um programa de resseguro tailor made, com base nas necessidades da Cedente e nas características de determinada carteira de Property, assim como a simulação dos efeitos de estruturas alternativas na retenção da Cedente – a partir de informações fornecidas pelo Professor.

    3.2 Parte 2 – Negociando o Contrato de Resseguro 
    Negociação do contrato de resseguro – fases da negociação – tratativas adequadas em face dos cenários encontrados – situações supervenientes e seus reflexos – a posição do Broker, da Cedente e dos Resseguradores.

    3.3 Parte 3 – Intermediação do Broker 
    Intermediação do Broker - A legislação brasileira: Lei Complementar n.º 126/2007 e Resolução CNSP n.º 173, de 17.12.2007; Intermediação facultativa; Aspectos operacionais e comerciais; Necessidade de a intermediação agregar valor na operação de modo a se justificar; Serviços prestados pelo broker nas operações de resseguro; Responsabilidades legais inerentes ao desempenho da atividade; Do recebimento do prêmio de resseguro e da indenização de sinistros; Da atuação e as responsabilidades do broker em caso de sinistro [tema será abordado também na Disciplina Sinistros].

    4. Negociação do Resseguro: gestão dos dados, interesses, necessidades e oportunidades 
    Jogos práticos com a simulação de negócios de resseguro - Estudo de caso: elaborar a estrutura, termos e condições do Contrato de Resseguro avaliando os impactos e a necessidade de revisão nas Renovações - Ano 1; Renovação Ano 2; Renovação Ano 3; Renovação Ano 4; Renovação Ano 5; Resultados e Vencedores.
     

Modalidade

Presencial

Período

Início: 23/9
2ª e 4ª feiras, das 19h às 22h15

Duração

92h

Local

Rua Augusta, 1.600, Consolação

Informações

(11) 2739-1029
(11) 2739-1059
posgraduacao@ens.edu.br

Convênios

Solicite a lista através do e-mail:
posgraduacao@ens.edu.br

Pré-Requisitos

Módulo II – Graduação completa e ainda, ter cursado o Módulo I ou experiência comprovada no mercado de resseguro há 3 anos, mediante análise curricular e entrevista com a coordenação do curso.

Investimento

R$ 4.067,00
em 6x no cartão
ou 4x no boleto

Pague à vista com 5% de desconto no boleto.

Corpo Docente

Depoimentos

Veja alguns
depoimentos
de quem já
passou por aqui.

João Guilherme Gariglia

Aluno e estagiário na Gerência de Operações Financeiras e Seguros da Light SESA

“A Escola Superior Nacional de Seguros abre as portas do mercado segurador, pois proporciona ao aluno desenvolver o conhecimento teórico e pratico sobre as diversas modalidades de seguros e gerenciamento de riscos de forma que nenhuma outra graduação no país oferece.”

;

Confira outros cursos da Escola