Pós-Graduação

Programa de Formação em Resseguro - Módulo II

INSCREVA-SE AGORA
Início - 23 de Setembro
Voltar
A+
A-

Local Selecionado: São Paulo (Consolação.)

Sobre o Curso

Demonstração prática das formas de cessão e de recuperação em contratos de resseguro. Propiciar ao aluno conhecimentos acerca da precificação do resseguro não-proporcional, de modo a estabelecer também a diferenciação com os modelos proporcionais.

Baixe aqui o Programa do Curso

Conteúdo

     
    1. Contratos de resseguro - Práticas de cessão e recuperação - Contratos Proporcionais e Não-proporcionais
    Limite de Cobertura do Contrato de Resseguro; Retenção e Cessão; Cessões e recuperações de resseguro em planos combinados de resseguro; Base da cessão do prêmio (sobre qual prêmio do seguro direto); Prêmio e comissão de resseguro; Definição de acúmulo de riscos/ Importância do DMP (PML) para Property; Limite de Recuperação; Prioridade/ Limite de Sinistro (LS); Fatores que influenciam na determinação das retenções/prioridades (comerciais, financeiros, etc.); Perda líquida definitiva (ultimate net loss) – elementos considerados (salvados, ressarcimentos, despesas de regulação, honorários de peritos, despesas de contenção e salvamento, outras). Análise crítica dos modelos atuais de cláusulas existentes no mercado brasileiro: possíveis conflitos se houver indefinição. Modelo ideal; Importância dos perfis de riscos; Aspectos a considerar na elaboração e utilização dos Contratos de Resseguro.

    2. Contratos de resseguro - Precificação de Contratos Não-proporcionais
    Simulação e desenvolvimento de casos hipotéticos, com base nos métodos da experiência (burning cost), exposição (exposure rating) e experiência/estimativa (pareto). Cálculo de prêmios e Reintegrações (reinstatement). Modelos de programas de Precificação.

    3. Programas de Resseguro:
    3.1 Parte 1 – Definição do Programa e sua Estrutura 
    Definição de um programa de resseguro. Desenho de um programa de resseguro tailor made, com base nas necessidades da Cedente e nas características de determinada carteira de Property, assim como a simulação dos efeitos de estruturas alternativas na retenção da Cedente – a partir de informações fornecidas pelo Professor.

    3.2 Parte 2 – Negociando o Contrato de Resseguro 
    Negociação do contrato de resseguro – fases da negociação – tratativas adequadas em face dos cenários encontrados – situações supervenientes e seus reflexos – a posição do Broker, da Cedente e dos Resseguradores.

    3.3 Parte 3 – Intermediação do Broker 
    Intermediação do Broker - A legislação brasileira: Lei Complementar n.º 126/2007 e Resolução CNSP n.º 173, de 17.12.2007; Intermediação facultativa; Aspectos operacionais e comerciais; Necessidade de a intermediação agregar valor na operação de modo a se justificar; Serviços prestados pelo broker nas operações de resseguro; Responsabilidades legais inerentes ao desempenho da atividade; Do recebimento do prêmio de resseguro e da indenização de sinistros; Da atuação e as responsabilidades do broker em caso de sinistro [tema será abordado também na Disciplina Sinistros].

    4. Negociação do Resseguro: gestão dos dados, interesses, necessidades e oportunidades 
    Jogos práticos com a simulação de negócios de resseguro - Estudo de caso: elaborar a estrutura, termos e condições do Contrato de Resseguro avaliando os impactos e a necessidade de revisão nas Renovações - Ano 1; Renovação Ano 2; Renovação Ano 3; Renovação Ano 4; Renovação Ano 5; Resultados e Vencedores.
     

Modalidade

Presencial

Período

Início: 23/9
2ª e 4ª feiras, das 19h às 22h15

Duração

92h

Local

Rua Augusta, 1.600, Consolação

Informações

(11) 2739-1029
(11) 2739-1059
posgraduacao@ens.edu.br

Convênios

Solicite a lista através do e-mail:
posgraduacao@ens.edu.br

Pré-Requisitos

Módulo II – Graduação completa e ainda, ter cursado o Módulo I ou experiência comprovada no mercado de resseguro há 3 anos, mediante análise curricular e entrevista com a coordenação do curso.

Investimento

R$ 3.864,00 à vista
ou 4 parcelas
de R$ 990,27

10% de desconto para os alunos que cursaram o Módulo I

Corpo Docente

Depoimentos

Veja alguns
depoimentos
de quem já
passou por aqui.

Bráulio de Fontes Barbosa

Aluno e Analista de Sinistros Sênior da Azul Seguros

“O curso de Graduação da Escola Nacional de Seguros contribuiu em vários aspectos, não somente no enriquecimento do meu currículo, mas também auxiliou no meu desenvolvimento pessoal, ampliando minha visão sistêmica e conhecimento, otimizou meu desempenho no trabalho, tornando possível galgar novas oportunidades. Sou grato a todos os Mestres que contribuíram para meu sucesso, para o meu crescimento, seja como pessoa ou profissional.”

;

Confira outros cursos da Escola