Pós-Graduação

Programa de Formação em Resseguro - Módulo I

Voltar
A+
A-

Sobre o Curso

Contextualizar o aluno no panorama evolutivo da atividade securitária mundial e nacional, com largos reflexos no resseguro. Ainda, prover o aluno de conhecimentos sobre os fundamentos do contrato de resseguro, de modo que ele possa aprimorar aquilo que já conhece a respeito e também estabelecer parâmetros de conhecimentos essenciais para a compreensão das demais Disciplinas do Programa de Formação em Resseguro.

Baixe aqui o Programa do Curso

Conteúdo

     
    1. Conceitos introdutórios acerca do resseguro 
    Definição do resseguro; Histórico do pensamento contratual securitário: evolução e implicações também nas atividades e no contrato de resseguro; Dados históricos - Mercado de Resseguro no Brasil: monopólio de 1939-2007, processo de abertura, Lei Complementar nº 126/2007, a regulamentação infralegal, mudanças da regulamentação – reserva de mercado aos Resseguradores Locais; O princípio da internacionalidade do resseguro: justificativas; Análise dos pressupostos configuradores do contrato de resseguro em paralelo ao contrato de seguro direto: interesse ressegurável – boa-fé – indenização. Serviços relacionados com a prevenção de riscos e subscrição: Ressegurador e Cedente; Bases de subscrição: do seguro e do resseguro.

    2. Fundamentos do resseguro 
    Funções do resseguro; Introdução à técnica do resseguro: pulverização de responsabilidades – aceitação – retenção – cessão – retrocessão; Resseguro Facultativo e Resseguro Obrigatório ou Contratual; Principais tipos de resseguro: proporcionais e não-proporcionais; Proporcionais: Quota-parte e Excedente de Responsabilidade; Não-proporcionais: Excesso de danos – por risco – por evento ou ocorrência – catástrofe – agregado – por sinistralidade (stop loss); Cessões e recuperações de resseguro em cada um dos tipos; Estabelecimento das diferenças entre os diversos planos de resseguro proporcionais e não-proporcionais; Vantagens e desvantagens de cada tipo. Realização de exercícios práticos básicos e discussões sobre os temas da Disciplina.

    3. Contratos de resseguro – conceitos gerais
    Objetivo do contrato de resseguro em relação à Seguradora: interesses – necessidades – possibilidades e limitações. Perspectivas da Seguradora em relação ao Resseguro. O resseguro como fator diferencial e estratégico no mercado segurador competitivo: significado; O clausulado contratual (wording) [determinadas cláusulas serão objeto de Disciplinas próprias]; Análise de modelo de contrato: cláusulas comuns aos vários tipos de contratos: (a) Riscos cobertos, (b) Início e Término de vigência (run off  x cut off), (c) Exclusões absolutas e relativas (special acceptance), (d) Moeda (situações diversas: seguros em moeda estrangeira no portfolio da Cedente; valorização da moeda estrangeira e o limite de retenção da Cedente; cláusula de estabilização da moeda – modelos e aplicação), (e) Prestação de contas e remessas de pagamentos [a mecânica da prestação de contas é objeto de Disciplina própria], (f) Acesso a registros e documentos da Cedente (efetividade do procedimento; motivos determinantes), (g) Cláusulas obrigatórias pelas normas do CNSP/Susep; Dados estatísticos necessários (underwriting information), perfis de carteiras – como elaborá-los com eficácia em face das finalidades deles (análise estrutural de modelo); Bases de coberturas: risk attaching - losses occurring – claims made e respectivas implicações; Pool de cosseguro e pool de resseguro: definição, função e diferenças substanciais; Prazo para a formalização do Contrato Obrigatório de resseguro (repercussão se não for atendido) e a necessidade de assinatura das partes, com respectivo arquivo das vias físicas originais.
     

Modalidade

Presencial

Período

Início: 5/8
2ª e 4ª feiras
19h às 22h15

Duração

40h

Local

-

Informações

-

Pré-Requisitos

Graduação completa com ou sem experiência no mercado de resseguro.

Esse curso não tem inscrição aberta no momento.
Caso tenha interesse, clique no botão ao lado e faça sua inscrição de interesse.

Corpo Docente

Equipe de professores da Escola Nacional de Seguros

Depoimentos

Veja alguns
depoimentos
de quem já
passou por aqui.

Karina Félix

Analista de Seguros

“Adquiri conhecimento em vários ramos. O bacharelado proporcionou crescimento e reconhecimento profissional. De forma prática, posso afirmar que me tornei outra profissional depois do curso. Adquiri conhecimentos, desenvolvi habilidades e ganhei confiança para desenvolver meu trabalho no dia a dia.”

;

Confira outros cursos da Escola