Pós-Graduação

Design Thinking aplicado ao Planejamento e Gestão de Unidades e Sistemas de Saúde

INSCREVA-SE AGORA
Início - 17 de Janeiro
Voltar
A+
A-

Local Selecionado: São Paulo (Consolação.)

Sobre o Curso

O Design Thinking é uma metodologia que se utiliza de um conjunto de processos na abordagem de problemas que terão a sua proposta de solução desenvolvida de forma coletiva e colaborativa por aqueles diretamente envolvidos nesses problemas. Funciona como base filosófica para o processo decisório e como crença de modus operandi efetivo para a elaboração das melhores e mais customizadas repostas possíveis aos desafios do planejamento e das operações em organizações. Nesse caso específico, nas complexas organizações de saúde e seus sistemas.  

Reúne a capacidade de combinar e potencializar, no contexto do problema a enfrentar, a criatividade dos atores organizacionais e das pessoas diretamente envolvidas com as respostas desejadas, tornando-as o centro do desenvolvimento de um projeto.

A geração de soluções adequadas e adaptadas em função da correta identificação do contexto político institucional e de operações é papel dos indivíduos em atividade nas organizações, mais que apenas uma responsabilidade dos gerentes e gestores.

No ambiente de forte complexidade que caracteriza as organizações de saúde e a sua organização em sistemas e subsistemas que desafiam os financiadores, gestores e todos os stakeholders o design thinking apresenta-se como uma forma de abordar e solucionar problemas a partir da oferta de capacitação metodológica para a criação coletiva de soluções como premissa para a interconexão dos indivíduos nas organizações, revigorando seus processos de criação colaborativa e elevando o nível de inovação resolutiva.

Conforme o Internacional Council of Societies of Industrial Design, o design é uma atividade criativa que busca estabelecer as qualidades multidisciplinares dos objetos, dos processos, dos serviços e dos seus sistemas em ciclos de vida inteiros. Dessa forma, o Design Thinking assume o processo de elaboração de soluções como fator central da humanização das tecnologias, o que é uma demanda precípua e desafio perene na gestão dos serviços e sistemas de saúde. 

Como modelo de práticas, o Design Thinking prioriza o trabalho colaborativo através da atuação de equipes multidisciplinares e/ou multiprofissionais em busca de soluções inovadoras. A análise da cultura organizacional e dos diversos contextos vivenciais e decisórios que a configuram permite a melhor identificação das barreiras e a geração das alternativas adequadas para a elaboração das soluções. 

O objetivo do curso é capacitar os participantes nos conceitos e práticas do Design Thinking e da Gestão Estratégica visando a sua aplicabilidade no Planejamento e na Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Busca-se que a integração desses elementos possa gerar Valor para os Sistemas de Saúde e a melhor Organização e Gestão de suas complexas unidades.


Baixe aqui o Programa do Curso

 

Conteúdo

    Introdução à Metodologia; Gestão de Serviços em Saúde; Planejamento e Gestão Estratégicos; Design Thinking; Proposta de Intervenção e Apresentações.

Modalidade

Presencial

Período

Início: 17/01/2020
6ªs feiras, 19h às 22h35
Sábados, 8h às 16h, quinzenalmente

Duração

108h

Local

Rua Augusta, 1.600, Consolação

Informações

(11) 2739-1029
(11) 2739-1059
posgraduacao@ens.edu.br

Pré-Requisitos

Ensino Superior.


Investimento

R$ 4.800,00 em
6 parcelas de
R$ 820,00

Corpo Docente

Depoimentos

Veja alguns
depoimentos
de quem já
passou por aqui.

Márcia Camacho

Gerente de Pós-Venda da corretora Minuto Seguros

“Fazer a faculdade da Escola Nacional de Seguros foi um divisor de águas na minha carreira. Lá, eu vivi e respirei o mercado de seguros. As disciplinas sempre fazem relação com o mercado de seguros e tudo o que acontece é debatido entre os professores, que têm uma bagagem acadêmica e prática muito grande.”

;

Confira outros cursos da Escola